Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Sulfato ferroso engorda: saiba para que serve o sulfato ferroso

sulfato ferroso engorda
sulfato ferroso engorda

Muitas pessoas antes de começar a tomar esse composto se pergunta, sulfato ferroso engorda? Vamos tirar essa dúvida te mostrando tudo sobre o sulfato ferroso.

O sulfato ferroso é uma forma de suplemento de ferro frequentemente usado para repor os estoques de ferro e apoiar os sintomas indesejados de uma deficiência de ferro .

Mas como funcionam os comprimidos de sulfato ferroso? Quando eles podem ajudar? E qual é a melhor maneira de obter os benefícios do ferro suplementar?

Qual é a diferença entre ferro e sulfato ferroso ?

O ferro é um mineral. Seu objetivo principal é produzir hemoglobina,  uma proteína nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio pelo corpo.

Existem muitas fontes e variedades de ferro. Eles geralmente se enquadram em dois grupos principais:  férricos ou ferrosos . O sulfato ferroso é uma forma de ferro ferroso. Outros incluem fumarato ferroso e gluconato ferroso.

Na sua forma natural, o sulfato de ferro é um cristal. Mas por ser muito utilizado como suplemento de ferro, normalmente você o encontrará na forma de comprimidos e gotículas.

Em suma, o sulfato ferroso é um tipo de sulfato de ferro. Você também pode vê-lo chamado de sulfato ferroso ou sulfato de ferro.

Para que serve o sulfato ferroso?

É surpreendentemente comum que as pessoas tenham deficiência de ferro.

O sulfato ferroso é um suplemento dietético que pode aumentar seus níveis de ferro se você estiver mostrando sinais de deficiência. Como resultado, é freqüentemente usado na prevenção e tratamento da anemia por deficiência de ferro. 1

Quem deve tomar sulfato ferroso ?

A maioria das pessoas obtém o ferro de que necessita através de sua dieta . Mas tomar um suplemento de ferro, como comprimidos de sulfato de ferro, pode ser útil se você achar difícil obter os níveis de que precisa apenas com os alimentos ou se tiver tendência a baixos níveis de ferro.

Se você tem deficiência de ferro, pode se sentir cansado, tonto ou fraco.

Quatro grupos que podem estar em maior risco de deficiência de ferro incluem: 2

  • Adolescentes :  Particularmente durante os surtos de crescimento.
  • Mulheres :  entre 14 e 50 anos , as mulheres tendem a precisar de mais ferro do que os homens da mesma idade. Isto é particularmente verdadeiro para as mulheres que têm períodos abundantes.
  • Mulheres grávidas e novas mães:  Suas necessidades de ferro aumentam quando você está grávida e durante a amamentação. Pode ser difícil atender a essa demanda apenas com dieta.
  • Vegetarianos ou veganos:  Se você não consegue comer alimentos ricos em ferro, como carne e peixe, isso pode fazer com que você não receba a quantidade diária recomendada do mineral.

O que o sulfato ferroso faz na gravidez?

A ingestão diária recomendada de ferro aumenta para 27 mg quando você está esperando um bebê (em comparação com o padrão de 18 mg para a maioria das mulheres adultas com menos de 50 anos).2

Isso ocorre porque o corpo feminino tem que trabalhar horas extras para fornecer sangue e oxigênio ao feto em crescimento. Para administrar isso, a quantidade de sangue no corpo de uma mulher aumenta em quase 50% durante a gravidez.3

No entanto, esse aumento na demanda significa que muitas mulheres grávidas ficam com falta de glóbulos vermelhos. Isso aumenta o risco de anemia.

Se estiver grávida e suspeitar que tem deficiência de ferro, o melhor a fazer é consultar o seu médico, que pode confirmar isso com um exame de sangue. Eles podem sugerir tomar um suplemento de sulfato de ferro para aumentar suas reservas desse mineral essencial.

O sulfato ferroso é seguro na gravidez?

A resposta simples é sim. Mas isso não significa que você deve correr para estocar algum tipo de fórmula de sulfato de ferro assim que obtiver um teste de gravidez positivo.1

Você só precisa tomar sulfato ferroso durante a gravidez sob orientação de um médico e se for diagnosticado com deficiência.

Isso ocorre porque nem todas as futuras mamães precisarão tomar suplementos de ferro. Na realidade, muitas mulheres podem obter o suficiente dos alimentos, combinados com o ferro extra em um suplemento multivitamínico para gravidez .

Pode tomar ácido fólico e sulfato ferroso juntos?

Assim como o ferro, o ácido fólico é um nutriente importante para mulheres grávidas. Na verdade, é recomendado que as mulheres que estão tentando engravidar ou estejam grávidas tomem ácido fólico até a 12ª semana de gravidez.4

Mas você pode combinar esses dois suplementos minerais? De acordo com o NHS, você pode tomar ácido fólico com segurança enquanto toma um suplemento de sulfato ferroso.4

Quando devo tomar sulfato ferroso?

A forma como você toma suplementos de ferro, como sulfato ferroso, pode torná-los mais eficazes. Aqui estão algumas regras gerais:

5 dicas sobre como tomar suplementos de ferro

  • Seu corpo pode achar o sulfato de ferro mais fácil de absorver quando tomado com o estômago vazio
  • Mas se você tiver dor de estômago, pode preferir tomar sua dose com uma refeição
  • Tomar sulfato ferroso com suco de laranja (ou outra fonte de vitamina C ) pode aumentar a quantidade de ferro que seu corpo absorve 8
  • Evite tomá-lo com chá, café, ovos, laticínios e derivados de soja. Todos estes são mostrados para reduzir a quantidade de ferro que entra em seu sistema 9
  • Mais importante, sempre tome suplementos de ferro exatamente como seu médico lhe disser para

Quanto sulfato ferroso devo tomar?

Sua dose de sulfato ferroso depende se você está tomando para prevenir a anemia por deficiência de ferro ou para tratá-la.

Dosagem típica de sulfato ferroso adulto

 Para prevenir a anemiaPara tratar a anemia
comprimidos de sulfato de ferroDosagem: um comprimido de 200 mgDosagem: um comprimido de 200 mg
   
Gotas de sulfato de ferroDose: 2,4ml – 4,8mlDose: 4ml
 Frequência: uma vez ao diaFrequência: uma vez/duas vezes por dia

Com que rapidez o sulfato ferroso funciona?

Embora você não sinta os benefícios de tomar sulfato ferroso instantaneamente, não demorará muito para mostrar seus efeitos. Na maioria dos casos, as pessoas começam a ver sinais de melhora nos sintomas de deficiência de ferro após cerca de 1 semana. É provável que os efeitos completos sejam sentidos dentro de 4 semanas após a ingestão do suplemento. 1

Por quanto tempo devo tomar sulfato ferroso?

Você pode tomar sulfato ferroso com segurança pelo tempo que precisar. Quanto tempo você precisa tomar dependerá de quão baixos são seus níveis de ferro.

  • Se estiver tomando sulfato ferroso para prevenir a anemia, pode ser necessário tomá-lo enquanto houver risco de deficiência de ferro. 1
  • Para aqueles que tomam sulfato ferroso para ajudar a resolver a anemia por deficiência de ferro, espere que leve de 3 a 6 meses para aumentar seus estoques de ferro.

O sulfato ferroso tem efeitos colaterais?

Algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais indesejados ao tomar sulfato ferroso.

10 efeitos colaterais comuns do sulfato ferroso

  • Constipação
  • Diarréia
  • Náusea ou vômito
  • Dor de estômago
  • Azia
  • Perda de apetite
  • Constipação
  • Diarréia
  • Cocô preto (ou escuro)
  • Dentes manchados de preto (de gotas

Para a maioria das pessoas, essas queixas serão leves e geralmente há coisas que você pode fazer para ajudar a reduzi-las ou evitá-las. Por exemplo, tomar ferro logo após comer pode ajudar a reduzir problemas estomacais e aumentar a fibra em sua dieta pode aliviar a constipação.

No entanto, se você tomar muito sulfato ferroso, esses efeitos colaterais podem ser amplificados e mais graves. Portanto, certifique-se sempre de manter a dose recomendada de sulfato ferroso.

Resumo

  • Para uma absorção ideal, é melhor tomar sulfato ferroso com o estômago vazio
  • Tomá-lo com suco de laranja pode torná-lo mais eficaz, enquanto o chá pode reduzir a absorção
  • A dose certa de sulfato ferroso para você dependerá de quão baixos são seus níveis de ferro
  • Você provavelmente começará a ver os efeitos de tomar o suplemento após cerca de uma semana
  • Você deve continuar a tomar sulfato ferroso até que não haja mais risco de anemia por deficiência de ferro
  • Alguns efeitos colaterais incluem enjôo, diarreia, fezes negras e constipação.

Sulfato ferroso causa prisão de ventre?

Conforme discutido acima, a constipação pode ser um efeito colateral indesejado de tomar um suplemento de sulfato ferroso.

O ferro não absorvido em seu corpo pode alimentar bactérias patogênicas em seu intestino, o que causa alterações em seu microbioma e pode levar a efeitos como constipação.⁵

Em geral, melhorar a saúde intestinal pode ajudar a reduzir isso, embora provavelmente não pare completamente. Beba muita água e veja se você pode incluir algumas bactérias intestinais em sua dieta com alimentos ricos em fibras e fermentados .

Se você está lutando contra a constipação enquanto toma sulfato ferroso, tente mudar o horário de tomá-lo. É recomendável tomá-lo com o estômago vazio, mas se seu intestino for particularmente sensível, pode ser útil tomar o suplemento de sulfato de ferro logo após uma refeição.

Você também pode achar que um amaciante de fezes proporciona algum alívio.

Conteúdo escolhido a dedo: Sangramento de nidação fotos

Conclusão: Tomar sulfato ferroso pode ajudar na deficiência de ferro?

O sulfato ferroso é um tipo de ferro que seu corpo absorve com relativa facilidade. Pode ser usado para ajudar a restaurar os níveis de ferro em pessoas que sofrem de deficiência.

Grupos de pessoas que são mais suscetíveis à anemia por deficiência de ferro (incluindo mulheres menstruadas, mulheres grávidas e adolescentes) provavelmente se beneficiarão mais dos suplementos de sulfato ferroso.

No entanto, para a maioria das outras pessoas, é possível obter o ferro necessário incluindo uma variedade de alimentos ricos em ferro em sua dieta.

O conselho neste artigo é apenas para informação e não deve substituir cuidados médicos. Por favor, verifique com seu médico ou profissional de saúde antes de tentar quaisquer suplementos, tratamentos ou remédios. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de uma dieta variada e equilibrada e de um estilo de vida saudável.

Antes de tomar qualquer suplemento ou mineral, é melhor certificar-se de que está obtendo todos os nutrientes por meio de sua dieta.

Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de uma dieta variada e equilibrada e de um estilo de vida saudável.