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O que é um backlink? E como ganhá-los para melhorar o SEO

O que é um backlink

Você está pronto para aumentar o número de backlinks para o seu site? Os backlinks desempenham um papel fundamental na sua estratégia de SEO. Neste blog, explicaremos o que são backlinks, como eles funcionam e mostraremos como obter backlinks usando 8 estratégias rápidas e simples.

Simplificando, um backlink é um link de um site para outro. Backlinks também podem ser chamados de ‘links de entrada’ porque significam o tráfego vindo de outro site para o seu próprio site.
Os backlinks são vantajosos para todos porque, quando alguém cria um link para seu site ou página da Web, aumenta o tráfego, o que ajuda a divulgar sua marca e expor mais pessoas ao seu conteúdo.

Pense nos backlinks como conversas entre sites.

Por exemplo, Billy é um blogueiro de marketing digital que publica diversos conteúdos sobre tópicos de marketing. Sarah é uma blogueira de outra empresa, ela cria links para o artigo de Billy dentro dela ao dar sua perspectiva sobre o mesmo tópico, criando assim um backlink para a postagem do blog de Billy.

A qualidade e a quantidade de seus backlinks podem melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa (Google e Bing). A razão para isso é que o número de backlinks para o seu site determina a popularidade dele entre os visitantes. Além disso, quanto mais você comprar backlinks topicamente relevantes e de alta qualidade você tiver, mais chances terá de ter uma classificação alta nos resultados da pesquisa.

O Google confirma que os backlinks continuam sendo um dos três fatores de classificação mais importantes do mecanismo de pesquisa. Como o Google usa backlinks em seu algoritmo de classificação, eles devem fazer parte de sua estratégia de SEO.

Os mecanismos de pesquisa percebem os backlinks como votos de confiança. Cada um desses votos informa aos mecanismos de pesquisa “Este conteúdo é valioso, confiável e útil”. Normalmente, quanto mais votos suas páginas da web tiverem, maior a probabilidade de serem classificadas na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) para consultas de pesquisa relacionadas.

Backlinks são o tipo de link que você precisa para ajudar seu site a ganhar autoridade nos mecanismos de busca. Um site confiável gera muito tráfego e até mesmo se classifica bem na própria SERP, sendo exemplos .gov e .edu e sites líderes do setor. No entanto, para que seu site seja visto como de alta qualidade, você precisa obter links autênticos de outros sites em sua vocação.

Existem dois tipos principais de backlinks, ‘Nofollow’ e ‘Dofollow’. Darei uma explicação sobre ambos, embora apenas um seja valioso para melhorar seu SEO.

Os links nofollow informam aos mecanismos de pesquisa para ignorar o link de saída que está sendo marcado. Isso basicamente informa aos mecanismos de pesquisa que o site não endossa o link. Esse tipo de backlink foi desenvolvido pelo Google em 2005, para blogueiros que lutavam com pessoas que faziam spam nos comentários na tentativa de criar links e ter uma classificação mais alta para palavras-chave específicas. Os backlinks nofollow não passam nenhum valor de um site para outro, o que significa que eles não ajudarão a melhorar sua classificação de pesquisa ou visibilidade. Mas você não deve desconsiderar totalmente o valor dos links nofollow, porque até mesmo ser mencionado em sites de alta qualidade pode dar um impulso à sua marca.

Os links Dofollow são os valiosos que você deseja melhorar seu SEO. Esse tipo de backlink indica que seu site está sendo reconhecido, o que implica que seu site é confiável e popular entre os clientes. O principal benefício dos links dofollow é que eles melhoram a classificação de um site e de suas páginas individuais. Quanto mais links dofollow de qualidade um site tiver, melhor será sua classificação nos mecanismos de pesquisa. Mas esteja atento, pois há links dofollow provenientes de sites duvidosos que podem resultar na penalização do Google ou na desindexação do seu site.

Não é fácil obter o tipo certo de endosso, mas se você deseja melhorar seu desempenho de SEO, precisa obter consistentemente backlinks de alta qualidade para seu site. Lembre-se, quando se trata de classificação de um site, não é a quantidade de backlinks que faz a diferença, mas a qualidade deles.

Então, sabemos que alguns backlinks são mais valiosos do que outros, mas o que faz um bom backlink?

Links dofollow de sites populares, de alta autoridade e confiáveis ​​são considerados os backlinks mais desejáveis ​​para se ganhar. Enquanto os backlinks de sites suspeitos e de baixa autoridade são aqueles que você deseja evitar.
A relevância dos links também é importante considerar. Os mecanismos de pesquisa valorizam mais os backlinks relevantes porque as pessoas têm mais chances de clicar neles.

Por exemplo, se um jardineiro tem backlinks de duas páginas, uma sobre corte de grama e outra sobre café, é provável que a primeira seja a mais valiosa porque está vinculada diretamente ao nicho do jardineiro.

Você pode verificar os backlinks do seu site gratuitamente usando o Google Search Console . Basta se inscrever para uma conta gratuita e verificar a propriedade do seu site. Uma vez conectado, clique em “Links” no menu do lado esquerdo.

O número exibido abaixo de “Links externos” mostra o número total de backlinks exclusivos para o site.

Abaixo estão três relatórios.
Principais páginas vinculadas: as páginas mais vinculadas em seu site.
Principais sites de links: os sites com mais backlinks para o seu site.
Texto de link principal: as âncoras usadas com mais frequência ao vincular ao seu site.

Para verificar backlinks para um site que não é seu, use uma ferramenta como o SEMrush free backlink checker .

Não é uma surpresa que backlinks dofollow de alta qualidade sejam difíceis de encontrar, mas como você consegue backlinks para o seu site?
Existem três maneiras de obter mais backlinks: criá-los, ganhá-los ou construí-los.

Ganhar backlinks: é quando as pessoas descobrem suas páginas da web organicamente por meio de mecanismos de pesquisa, mídia social ou boca a boca e optam por criar um link para sua página. Para melhorar suas chances de ganhar mais backlinks, é melhor criar conteúdo para o qual as pessoas queiram criar links.

Criação de backlinks: o processo de adicionar manualmente links de outros sites ao seu site. Os exemplos incluem enviar para diretórios de negócios, deixar comentários em blogs e responder a tópicos de fóruns.

Construir backlinks: Também conhecido como ‘link building’, é o processo de aquisição ativa de backlinks. É quando você entra em contato com outros proprietários de sites, redatores ou editores e pede que eles criem um link para sua página. Para que isso funcione, você precisa ter uma proposta de valor clara.

A construção de links é um processo oportuno que requer algumas tentativas e erros; no entanto, é uma estratégia eficaz para impulsionar sua marca e destacar sua experiência, credibilidade e relacionamentos com outras pessoas em seu setor.

Aqui estão 8 dicas de criação de links para você começar a gerar backlinks de qualidade para o seu site:

1. Conecte-se internamente.

Uma maneira fácil de começar é incorporar links internos em seu próprio conteúdo em seu site. Um link interno é qualquer link de uma página do seu site para outra página do seu site, incluindo links para seus perfis de mídia social. Esses links são classificados como backlinks, por isso é uma boa ideia interligar e promover seu conteúdo em seu site e suas respectivas páginas da web.

A criação de links internos é vantajosa para todos, pois tem um impacto positivo na experiência de seus usuários, tornando seu site mais fácil de navegar, mantendo assim os usuários em seu site por mais tempo. Também melhora sua classificação de SEO, enquanto aumenta o tráfego para seu outro conteúdo. No entanto, para que seus links internos sejam eficazes, você deve garantir que o texto âncora e a microcópia sejam relevantes para a intenção dos usuários.

Melhores práticas de SEO para links internos .

2. Blogging convidado.

O guest blogging é uma técnica de marketing de conteúdo e SEO em que alguém se oferece para escrever uma postagem de blog única para outro site. Embora esse método não garanta backlinks diretos, publicar blogs de convidados em sites de terceiros é uma ótima maneira de gerar tráfego e aumentar o conhecimento da marca e a visibilidade do seu conteúdo. Naturalmente, à medida que o tráfego e a reputação aumentam, os backlinks se seguirão.

Lembre-se, para ter sucesso com o guest blogging, os sites de terceiros que você apresenta precisam ser sites de alta autoridade com muitos seguidores. Você pode identificar sites de alta autoridade adequados pesquisando no Google “escreva para nós” seguido por sua indústria ou setor.

Guia para blogs convidados .

3. Use diretórios

Diretórios são sites que listam indivíduos ou organizações que consistem em links para outras páginas da web com o conteúdo desejado que o visitante está procurando. Ao contrário da crença comum, os diretórios são extremamente valiosos e provavelmente uma das melhores maneiras de aprimorar seu SEO e direcionar o tipo certo de tráfego para seu site.
Existe uma grande variedade de diretórios por aí, mas você precisa estar naqueles que as pessoas usam e que são relevantes para o seu negócio. Apresentar em diretórios irrelevantes e com spam apenas por causa dos links será realmente prejudicial para seus esforços de SEO.

4. Use o método de link building quebrado

O método de construção de links quebrados refere-se a encontrar links mortos relevantes em sites populares e, em seguida, alcançar e lançar um link para o seu conteúdo como substituto. Novamente, este é outro ganha-ganha porque os visitantes não são mais redirecionados para recursos inexistentes e você está ganhando backlinks com o mínimo de esforço.
Esta é uma maneira rápida e gratuita de obter backlinks, o que pode ser ainda mais fácil usando uma ferramenta de verificação de links quebrados .

5. Recupere menções não vinculadas

As menções sem link são citações online da sua marca ou qualquer coisa diretamente relacionada aos produtos ou serviços da sua marca, que NÃO direcionam para o seu site. Essas menções podem ser encontradas em uma ampla variedade de locais, como blogs, sites de notícias, parceiros do setor, fornecedores e muito mais. Sem um link direto para o seu site, a menção por si só não tem valor de SEO.

Para recuperar suas menções não vinculadas, primeiro você precisa encontrar menções não vinculadas à sua marca e, em seguida, entrar em contato com o autor para tornar a menção clicável. Para começar, você deve desenvolver uma lista dos produtos ou serviços nomeados de sua marca, até mesmo membros da equipe que provavelmente foram usados ​​como fonte em um artigo. Isso será útil quando você pesquisar menções de marcas não vinculadas online.

Aqui estão algumas ferramentas que você pode usar para identificar menções não vinculadas:
• BuzzSumo é uma ótima ferramenta que permite aos usuários rastrear conteúdo popular que foi publicado na web.
• A ferramenta Ahrefs Content Explorer permite que você verifique menções de marcas na web.
• Google Alerts é uma ferramenta gratuita que pode ser usada para rastrear o conteúdo postado diariamente que menciona certas palavras (por exemplo, o nome da sua marca).
• A ferramenta SEMRush Brand Monitoring permite que você rastreie as menções de sua marca na web, semelhante ao Buzzsumo.

6. Backlinking competitivo.

O backlinking do concorrente é onde você realiza uma análise dos backlinks de seus concorrentes para entender os benchmarks para os tipos, qualidade e número de backlinks que você precisa. Essa é uma estratégia de SEO eficiente porque, se as pessoas gostarem de criar links para seus concorrentes, é provável que também gostem de fazer um link para você.

Primeiro, você precisará realizar uma pesquisa de backlinks para descobrir quais backlinks concorrentes estão bem classificados. Analisar o perfil de backlink do seu concorrente (páginas e domínios com links para um site) significa que você pode obter informações sobre o link building que pode tê-los ajudado. Uma ferramenta de backlink como SEMrush e Moz link explorer pode ajudá-lo a encontrar esses links, para que você possa começar a segmentar esses domínios em sua própria estratégia de criação de links.

Análise de concorrentes de SEO: palavras-chave e backlinks .

7. Entre em contato com influenciadores e especialistas em seu setor.

Outra maneira de criar backlinks de qualidade é entrar em contato com blogueiros influentes e especialistas em seu setor, informando-os sobre um artigo em seu site para o qual eles podem querer vincular. Você pode até se oferecer para entrevistar influenciadores ou especialistas e enviar um link para eles, sem dúvida eles irão promovê-lo em sua plataforma e criar um link para seu site.

O objetivo é fazer com que o maior número possível de pessoas fale sobre o seu site, portanto, mantenha um diálogo aberto com o maior número possível de participantes influentes do setor. Para iniciar uma conversa, esboce um breve argumento explicando por que eles se beneficiariam com backlinks para seu site.

8. A técnica do arranha-céu

Você também pode produzir peças de conteúdo arranha-céu para obter backlinks. A técnica do arranha-céu é uma abordagem que pode ser usada para obter backlinks de alta qualidade em grande escala, usando insights de outros ativos de conteúdo de alto desempenho. Simplificando, você encontra conteúdo relevante existente com muitos links, faz algo melhor e, em seguida, pede aos links para o conteúdo original que criem um link para o seu.

Os 3 princípios básicos da técnica Skyscraper:
1. Encontre conteúdo popular que tenha sido vinculado a outros sites.
2. Crie um conteúdo melhor sobre o mesmo tópico e publique-o em seu próprio site.
3. Promova seu conteúdo para as pessoas certas e deixe-as saber que ele existe.

Escrever o melhor conteúdo possível é fundamental. O conceito por trás da técnica do arranha-céu é escrever um artigo que ofereça uma cobertura abrangente e aprofundada de um tópico superior ao que outros já escreveram. No entanto, a pesquisa indica que os usuários on-line normalmente folheiam o conteúdo, indicando que a estrutura, o tamanho e a formatação também desempenham um papel vital na percepção do leitor sobre um artigo.

Para começar a implementar a técnica do arranha-céu, pesquise um tópico relevante em seu setor, por exemplo, ‘gerenciamento de listagem’, observe cada um dos resultados no SERP e comece a escrever seu próprio artigo ainda melhor.

Espero que este blog tenha lançado alguma luz sobre o que são backlinks e como eles funcionam. Boa sorte em sua jornada de criação de links!