Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Oração de São Jorge

Oração de São Jorge

Oração de São Jorge

Oração de São Jorge o santo padroeiro do escotismo, tornando-o um santo favorito entre muitos jovens católicos. Conheço vários escoteiros que adotaram George como nome de confirmação por causa desse patrocínio.

São Jorge é conhecido por sua bravura. Ele viveu no terceiro século e pouco se sabe sobre sua vida. Ele era um soldado romano que foi condenado à morte por sua recusa em negar sua fé em Jesus Cristo. Acredita-se que o imperador romano Diocleciano exigia que todos os soldados romanos sacrificassem aos deuses pagãos e São Jorge recusou.

Ele é frequentemente retratado matando um dragão, refletindo uma lenda popular. As interpretações modernas acreditam que o dragão representa um monarca maligno ou um exército invasor. De qualquer forma, São Jorge é conhecido como um símbolo da batalha entre o bem e o mal.

Faça esta oração de intercessão a São Jorge quando precisar de força e coragem para resistir ao mal e defender o que é certo. Esta oração foi escrita tendo em mente os jovens e os tipos de experiências que eles têm em suas vidas diárias.

Oração de São Jorge pela coragem

Pai Celestial,
São Jorge honrou seu filho Jesus, recusando-se a negá-lo.
Por favor, conceda-me a força e a coragem que você deu a St. George.
Quando meus amigos estiverem fofocando, deixe-me tornar minhas palavras verdadeiras e gentis.
Quando alguém está sendo intimidado, deixe-me ser aquele que o defende.
Quando estou prestes a usar meus eletrônicos ou mídias sociais de forma inadequada, deixe-me virar as costas.
Quando minha fé católica estiver sendo deturpada, dê-me as palavras para defendê-la.
Quando eu for tentado pelo mal, ajude-me a permanecer no bom caminho.

Peço por intercessão de São Jorge
e em nome de seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

Oração forte de São Jorge contra os inimigos

Nosso Pai, obrigado por ser nosso Guerreiro, Santo é o Teu nome! Obrigado, Senhor Deus, por ir conosco! Você luta contra nossos inimigos e nos dá a vitória! Obrigado por nos permitir tomar nossas posições, ficar parados e observar a vitória do Senhor!

Pai justo, não estamos lutando contra inimigos de carne e osso, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes e espíritos malignos nos lugares celestiais. Hoje nos vestimos com a Tua armadura para que possamos permanecer firmes contra todas as estratégias do mal. Permaneceremos firmes, colocando o cinto da verdade e a armadura corporal da justiça de Deus. 

Estando totalmente preparados, calcemos nossos sapatos de paz que vêm das Boas Novas e levantemos o escudo da fé para deter as flechas de fogo do diabo. Colocamos a salvação como nosso capacete e tomamos a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Sempre oraremos no Espírito e em todas as ocasiões; permanecendo alerta e sendo persistente em nossas orações por todos os crentes em todos os lugares. 

Permanecemos firmes contra todos os ataques demoníacos na forma de atiradores ativos, agressores, terroristas, assassinos de caráter, agressores, rebeldes e rivais. Nenhuma arma voltada contra nós terá sucesso! Silenciamos toda voz que se levanta para nos acusar, pois o Senhor é nosso defensor. O ladrão pode vir para roubar, matar e destruir, mas Senhor, Sua promessa é nos dar uma vida rica e satisfatória. Declaramos que todo inimigo é destruído em nome e poder do Senhor Jesus Cristo.

Oração de São Jorge oração para o candomblé brasileiro

É uma cena icônica, uma imagem quase instantaneamente reconhecida em todo o mundo onde quer que o cristianismo tenha deixado sua marca: o cavaleiro montado matando o dragão, São Jorge. Amplamente venerado em todo o mundo ortodoxo, católico e anglicano, o santo padroeiro de inúmeras famílias, cidades e nações, George, o matador de dragões, está entre as imagens mais populares da civilização humana desde o início do período moderno. A foto acima pode, portanto, parecer mostrar apenas uma instanciação de um ícone popular, nada de especial.

Tirei esta foto em um festival de Capoeira no Paranoá , um satélite acidentado da brilhante capital modernista do Brasil, Brasília . Estruturada como um quartel militar, a cidade abrigou originalmente trabalhadores que represaram o rio Paranoá para formar um lago artificial que oferece um cenário pitoresco e uma fuga tranquila da capital planejada e contribui para temperar o clima da cidade. Localizado do outro lado do lago, o Paranoá foi convenientemente escondido por uma fileira de árvores após a conclusão da nova capital do Brasil em meados do século XX. Os trabalhadores, recrutados em grande parte nos antigos centros da economia escravista colonial, tornaram-se a ausência constitutiva da metrópole ascendente.

Localizado na fronteira de Paranoá , a parede com o icônico mural em tamanho real acima constitui o único fechamento vertical para um local de celebração, ritual e treinamento afro-brasileiro, chamado ‘Quilombo’ em referência às míticas cidades livres fundadas por párias e escravos fugidos durante o colonialismo. Capoeira, uma prática ritual efêmera que se encaixa tão mal nas categorias ocidentais – é dança ou luta? sagrado ou profano? – tem constituído historicamente uma forma de resistência aos sistemas econômicos e espirituais de opressão desde a escravidão colonial (Assunção 2005).

Por que, então, é São Jorge ( São Jorge) com destaque neste site? Esse ícone branco, cristão e europeu não representa exatamente o que está sendo resistido em rituais afro-brasileiros como a capoeira? O que está em jogo na foto acima não é apenas uma curiosidade cultural – por que um santo cristão branco é representado em um local de contracultura afro-brasileira? – mas uma questão desconcertante de modernidade, urbanidade e, em última análise, poder: como um ícone de opressão pode assumir capacidades criativas além da instância de sua imposição?

Um objetivo oculto de adoração?

‘Aqui no Brasil, São Jorge não é seu São Jorge, é Ogum’

Uma explicação comum para a presença desconcertante de São Jorge muito fora dos alcances institucionais do cristianismo sugere uma mensagem oculta: o verdadeiro objetivo da adoração por trás do ícone cristão superficial é Ogum, uma divindade iorubá da África Ocidental associada à guerra e ao trabalho em metal . Na verdade, essa associação de santos cristãos com divindades da África Ocidental ( orixás ) é compartilhada entre as chamadas religiões ‘sincréticas’ do Caribe e da América Latina, como o candomblé brasileiro, o vodu haitiano e a santeria cubana.. “A ideia de sincretismo indicaria que essas religiões foram formadas pela mistura do catolicismo dominante com tradições africanas suprimidas durante a época da escravidão” (Schmidt, 2006, p.236). Como alguns afirmam, a imagem de São Jorge funciona apenas como um disfarce para o objetivo ‘real’ do culto, neste caso a divindade iorubana (ou orixá ) Ogum .

E, de fato, a inscrição no mural acima, Guerreiro de Ogum, parece confirmar essa ‘operação clandestina’ cultural segundo a qual a imagem do cavaleiro branco foi empregada pelos escravos africanos durante o colonialismo para preservar sua espiritualidade e religião originais sob o verniz da veneração católica, levantando uma questão crítica: “Foi Cristianismo negro nada mais do que um verniz que mal cobre a persistência de ‘superstições’ ancestrais?” (Bastide 1978, p.19). Embora essas narrativas de encobrimento possam ser atraentes, a persistência da iconografia cristã revela uma armadilha crítica de tais relatos simplistas: “Se eles usaram o cristianismo apenas como um encobrimento durante o período da escravidão, por que não pará-lo agora?” (Schmidt, 2006, p.236).