Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Curiosidades sobre monumentos famosos

Famous Eiffel tower in Paris with gorgeous colors

Do Cristo Redentor à Torre Eiffel, os monumentos guardam informações curiosas por trás da sua beleza.

Passar uma noite romântica em frente à Torre Eiffel, tirar uma selfie ao lado da Estátua da Liberdade ou conhecer o Big Ben: esses são alguns dos sonhos de quem gosta de turistar pelo mundo e explorar os seus monumentos. Mas o que será que eles escondem por trás da beleza? 

Todos os anos, milhares de turistas buscam uma viagem internacional segura, para finalmente conhecer pessoalmente um desses símbolos famosos. Enquanto sua viagem não chega, você pode conferir algumas curiosidades para se sentir mais próximo desses monumentos.

Cristo Redentor  

Você sabia? A maior estátua Art Déco fica no Brasil! O Cristo Redentor se tornou um símbolo do Rio de Janeiro pela sua beleza e magnitude: são 30 metros de altura, 28 metros de uma mão à outra e um peso total de mais de mil toneladas! Não é à toa que ele pode ser visto de longe pelos turistas. 

Tudo isso demandou tempo! A estátua foi construída em cerca de 5 anos, na França, apesar do projeto ser brasileiro. Depois de pronta, as peças foram enviadas até o corcovado, onde foi montada do jeito que conhecemos hoje. 

Torre Eiffel

A Torre Eiffel se tornou não só um símbolo para a França, mas também um ícone do Romantismo. Quem nunca se imaginou visitando o monumento em uma viagem a dois? Mesmo com a entrada paga, a torre recebe milhares de visitantes todos os anos. 

Construída há mais de 100 anos, em 1889, ela tem 324 metros de altura, mas pode estar um pouco mais alta quando você for visitá-la. Isso acontece por conta da dilatação por conta do calor, que faz com que ela cresça até 15 centímetro durante o verão. A Torre ainda é dividida em 3 andares, e o último abriga o apartamento do engenheiro responsável pela construção, que hoje também se tornou um ponto turístico. 

Big Ben 

A primeira curiosidade sobre esse monumento já está no nome: Big Ben não é como chama o relógio ou a torre, mas sim o sino abrigado por ela. A torre foi batizada em homenagem à rainha Elizabeth II, tornando-se a Elizabeth Tower. Independente disso, o monumento é popularmente conhecido como Big Ben. 

Durante a Segunda Guerra, o Big Ben sofreu um ataque aéreo e foi atingido por uma bomba. Esses dois acontecimentos fizeram com que ele precisasse passar por uma reforma, que foi iniciada apenas em 2017. 

Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade se tornou um símbolo de Nova York e do sonho americano, mas você sabia que ela não é uma criação do país? O monumento foi dado de presente pela França no centenário da independência dos Estados Unidos. Além disso, o engenheiro responsável pela obra foi o mesmo da Torre Eiffel. 

A inauguração da torre aconteceu em 1886 e também foi danificada durante a Segunda Guerra. Desde então, a parte mais alta da estátua deixou de ser aberta à visitação dos turistas. Outra mudança foi na sua cor, que não deveria ser verde, mas acabou ficando assim por conta da oxidação do material. 

Pirâmides do Egito

As Pirâmides do Egito são um dos maiores mistérios da arquitetura e se tornaram verdadeiros monumentos para a região. As 3 pirâmides mais conhecidas são Quéops, Quéfren e Miquerinos, e a mais alta delas chega aos 74 metros! 

As maiores curiosidades sobre esses monumentos ficam por conta da imaginação, tendo em vista que até hoje não se sabe como as pirâmides foram construídas há tantos anos. Algumas teorias levantam à hipótese do uso de rampas ou de uma espécie de guindaste.