Em um mundo onde o sol é o protagonista, o uso do protetor solar é a melhor forma de garantir os cuidados com a pele e uma vida saudável
O protetor solar faz parte de uma das etapas do skincare. Na verdade, é uma das últimas, antes de aplicar o hidratante e a maquiagem, mas não deve ser ignorada. Há quem acredite que o produto serve apenas para o verão, em uma ida à praia, mas esse é um mito que precisa ficar para trás.
Inclusive, é indicado procurar por um filtro solar de alta proteção mesmo que você esteja na cidade e seu objetivo seja sair para trabalhar. Sua pele vai agradecer esse cuidado. Entenda por que esse item é cada vez mais indispensável, além de ser um sinônimo de cuidado com a sua saúde.
O que o protetor solar faz
Apesar de o sol ser importante para a saúde, em excesso, ele faz mal. Sem contar que os raios UVA e UVB são os principais responsáveis pelo câncer de pele. Assim, o protetor solar tem funções químicas e físicas.
Na parte química, ele cria uma camada de proteção que impede a absorção da radiação UVA e UVB. Já na parte física, conta com minerais que refletem os mesmos raios solares.
Não dá para fugir do sol
Por mais que a ideia pareça tentadora para algumas pessoas, fugir do sol não é uma opção. A explicação é bastante simples, por mais que a radiação UVA e UVB seja prejudicial para a pele, você ainda precisa tomar sol para produzir vitamina D.
Então, se você foge do sol, acaba lidando com outra questão, a deficiência de vitamina D em seu corpo. E ela pode contribuir para o mau funcionamento do organismo, afinal, existe um desequilíbrio.
Razões para usar o protetor solar todos os dias
Se não há como fugir do sol, e mais, a radiação emitida por ele está ali o tempo todo, o protetor solar se torna o melhor aliado. O ideal é ter um produto específico para o rosto e outro para o corpo.
Aplique pela manhã, antes de sair de casa e, diariamente, permita-se, ao menos, 15 minutos de exposição ao sol. Nesse caso, preferencialmente antes das 10h e após as 16h. O uso do protetor solar visa proteger a sua pele e permitir que você aproveite ao máximo os benefícios do sol.
No inverno, ele também é importante
Em algumas regiões brasileiras, o sol tende a aparecer menos no inverno. Isso significa que o protetor solar pode ser deixado de lado? Ao contrário, o produto deve continuar sendo parte da sua rotina.
O sol pode não estar visível, mas os raios UVA e UVB continuam por ali. Sendo assim, passe o protetor solar. O que é permitido nessa época do ano é diminuir um pouco o FPS. Inclusive, assim como a areia reflete o sol no verão, a neve tem o mesmo efeito no inverno.
Como escolher o protetor e a quantidade ideal
O primeiro item a ser observado na compra de um filtro solar é o FPS. O mínimo para garantir a proteção é 30, mas pessoas com pele mais clara precisam investir em FPS mais altos, como 50, 60 e até 100.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em seu Guia de Fotoproteção, o protetor solar com cor protege mais contra o sol em comparação com o incolor. Além disso, o guia também recomenda que pessoas que suam muito apostem nas opções em gel e reforcem o produto com frequência.
Quanto à quantidade ideal, ela varia conforme a região do corpo, indo de 1 até 2 colheres de chá. Para o rosto, pescoço e braços, por exemplo, apenas 1 é suficiente, já para o tronco e coxas, 2 colheres de chá de protetor solar são necessárias.