Veja algumas ideias de brincadeiras e jogos para passar um tempo de qualidade com os seus filhos
Ter tempo de qualidade com os filhos é essencial para proporcionar um desenvolvimento seguro e saudável. Além disso, o tempo em família melhora a conexão entre pais e filhos e fornece um reforço positivo em diferentes áreas da vida, no que se refere às crianças.
A qualidade do tempo que passamos com nossos filhos não está relacionada à quantidade de tempo e, sim, à atenção plena, ou seja, estar cem por cento presente naquela atividade ou conversa, sem celulares, televisão ou outro dispositivo eletrônico que possa drenar a atenção.
Busque no seu baú de memórias e verá que as melhores lembranças da infância são as mais simples. Não é preciso muito e nem grandes quantias de dinheiro. Com brincadeiras comuns, como jogar bola, andar de patins infantil, ir ao parque ou fazer bolo juntos, já é possível criar boas lembranças. Veja algumas ideias de atividades para criar bons momentos.
Atividades ao ar livre
Passar um tempo ao ar livre é essencial para as crianças se desenvolverem bem. Isso ajuda a evitar problemas de saúde na infância, como hiperatividade, miopia, ansiedade e transtornos do sono. Por isso, invista em atividades como ir brincar na pracinha, piquenique no parque e bolhas no parquinho.
Durante esses momentos, aproveite para contar histórias, incentivar a criança a tirar os sapatos e explorar o local, coletando folhas, pedras e flores, para usar depois em atividades criativas. Você pode até ajudá-la a criar um diário da natureza para ter um registro das suas explorações do ambiente.
Soprar bolhas de sabão no parquinho com uma garrafa pet também pode fazer sucesso e combina com os dias de sol. Outro artifício que você pode usar é criar uma roda de leitura na pracinha. Basta abrir um livro e estender um tapete no chão em um local agradável — embaixo de uma árvore, por exemplo, para as histórias ficarem mais divertidas.
Jogos de tabuleiro em casa
Os jogos de tabuleiro são ótimos para estimular a criatividade, o raciocínio lógico e fortalecer os vínculos familiares. Muitos de nós guardamos momentos como esse na memória. Entre os benefícios desse tipo de jogo, podemos citar:
- ajudam a criança a desenvolver estratégia: eles estimulam o conhecimento matemático, o raciocínio lógico e a parte cognitiva;
- exercitam a concentração e a criatividade: a criança passa a prestar atenção no que está acontecendo e faz a imaginação voar;
- consolida as habilidades sociais: os jogos estimulam as crianças a compartilhar, ouvir, negociar e ajudar.
Entre os tipos de jogos de tabuleiro, temos aqueles mais educativos — com gravuras, desenhos e atividades que desafiam o conhecimento, a atenção e a coordenação motora. Outros são criativos, estimulando a imaginação, explorando ideias mais abstratas. Enquanto outros são mais estratégicos, exigindo mais foco e raciocínio lógico.
Outros tipos de jogos
Existem ainda outros jogos que podem ser feitos em família e vão garantir a diversão do grupo todo, como os jogos verbais. Aqui, não são necessários objetos ou brinquedos e, sim, escolher temas para fazer rodadas de perguntas.
Por exemplo, se o tema escolhido for música, as perguntas devem ser elaboradas em cima desse assunto. Definam as regras para tornar a brincadeira mais divertida. Por exemplo, quando souber a resposta, a pessoa pode bater a mão na mesa e quem for o mais rápido, responde.
Outra brincadeira divertida é o bingo em família. Vocês podem imprimir cartelas de bingo baixadas na internet, fazer o sorteio com pedaços de papel e definir um prêmio simbólico para quem ganhar, como brinquedos e outros itens.
O jogo da memória também é excelente para brincar com as crianças. São pares de cartas colocadas viradas para baixo e cada pessoa tem o direito de virar duas cartas para encontrar seu respectivo par. Vence quem conseguir encontrar mais pares.