Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Como ser um bom anfitrião e surpreender seus convidados 

A hospitalidade é parte essencial de um bom evento

Aniversário, casamento, formatura, festas de fim de ano ou reuniões de família… A lista de motivos para fazer um evento é longa! Independente da razão da celebração, a organização, o planejamento e uma boa recepção são aspectos essenciais para que a comemoração seja agradável e se torne memorável, tanto para os convidados quanto para o anfitrião.

Durante o planejamento, é preciso se lembrar de muitos detalhes: convites, decoração do ambiente, escolha do aparelho de jantar, etc. Com tantas coisas para resolver, nem sempre sobra tempo para se concentrar em ser um bom anfitrião! Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas práticas para tornar a recepção acolhedora: 

Planeje tudo antecipadamente 

Quem nunca foi a um aniversário e o próprio aniversariante mal era visto? Infelizmente, é comum que o responsável pela festa fique “pra lá e pra cá”, resolvendo imprevistos, recebendo entregas ou ainda terminando de organizar coisas que não saíram conforme o esperado.

Para evitar essa situação, a dica é planejar tudo com o máximo de antecedência possível! Algumas horas antes da festa, a decoração deve estar pronta, as mesas arrumadas e as comidas e as bebidas quase prontas. Com os pontos principais resolvidos, fica mais fácil ter tempo para dar atenção a quem chega. 

Personalize o ambiente 

Poucas coisas são mais receptivas do que uma boa decoração. A presença de itens temáticos faz com que os convidados percebam que o anfitrião investiu tempo e atenção nos detalhes, para que cada um dos presentes se sentisse confortável e parte da comemoração.

Se você não pode ou não deseja investir muito dinheiro nessa parte do evento, não tem problema! Com uma pitada de criatividade e itens-chave, já é possível montar uma boa decoração. Invista em balões, painéis de foto e pequenos arranjos de plantas nas mesas para transmitir conforto. 

Tenha cuidado com a alimentação 

As comidas a serem servidas são uma das partes mais importantes da festa. Na hora de planejar, é comum que o anfitrião se fixe na quantidade de alimento necessário, sem focar na variedade de opções, praticidade e em restrições ou preferências alimentares comuns. 

Para além do cálculo de quantidades, é importante apostar em opções práticas, que evitem contratempos durante o preparo. Outro ponto essencial a se considerar é a variedade e a abrangência para pessoas que são vegetarianas, intolerantes à lactose ou possuem alguma outra particularidade. Montando um cardápio prático, com opções veganas, não veganas e sem lactose, já é possível atender muito bem aos convidados. 

Interaja com os convidados ao longo da noite 

Se você é o anfitrião, não é possível manter a mesma postura que um convidado. Afinal, as pessoas também estão ali para te ver e comemorar uma conquista ou evento marcante com você. Portanto, nada de ficar sentado na mesa durante toda a comemoração ou se fixar em uma “rodinha” só! 

O ideal é que o anfitrião circule entre os convidados durante toda a noite. Você pode se programar para ficar um pouco em cada mesa e depois se manter em uma área comum, como a pista de dança. Assim, garante que todos os convidados se sintam especiais e parte do momento. 

Monte uma boa recepção

O ditado “a primeira impressão é a que fica” não é aplicado só às pessoas. Em um evento, uma recepção ruim ou mal organizada pode afetar totalmente a percepção dos convidados, já que esse é o primeiro contato que se tem. Por isso, é importante planejar com mais cuidado como ela será feita. 

A dica é ter uma pessoa para dar boas-vindas, instruir os convidados sobre as mesas, guardar bolsas ou casacos e tirar dúvidas que possam surgir. Dessa forma, as pessoas se sentem acolhidas desde o primeiro momento.