Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Quem usa CRM? Setores que mais se beneficiam do CRM

CRM quem utiliza

Para empresas com grandes volumes de dados, usar planilhas e o Gmail não é suficiente para converter leads em oportunidades e transformá-los em clientes fiéis. Se as empresas querem aproveitar seus dados, é hora de se juntarem àqueles que usam CRM. Porque no final das contas, as empresas que utilizam sistemas de CRM obtêm taxas de conversão mais altas com menos trabalho manual e menos tempo investido. Como assim? Vamos descobrir.

O que significa CRM?

CRM significa gestão de relacionamento com o cliente e é uma solução que as empresas utilizam para gerenciar suas interações com prospects e clientes, armazenar contatos, impulsionar vendas e agregar eficiência às estratégias de marketing.

É mais fácil pensar no CRM como um banco de dados centralizado onde as empresas gerenciam grandes volumes de dados, como detalhes de contato, históricos de compras e comunicações entre clientes e empresas, como chamadas, mensagens e solicitações.

Com os dados devidamente organizados e analisados, as empresas que utilizam o CRM podem conquistar novos clientes e, ao mesmo tempo, aumentar a fidelização dos clientes já conquistados.

Para que é usado o CRM?

Gerenciamento de contatos

Contatos são pessoas físicas que já manifestaram de alguma forma interesse pelos produtos ou serviços de uma empresa, seja por meio de uma compra, preenchimento de um formulário no site ou assinatura de uma newsletter. Seus detalhes como número de telefone, endereço de e-mail, cargo e outros são convenientemente armazenados em um só lugar.

Você pode categorizar seus leads, contatos e oportunidades dependendo do estágio do pipeline de vendas ao qual estão associados. Além disso, os dados podem ser usados ​​para criar mensagens personalizadas e campanhas de marketing direcionadas.

Gerenciamento de vendas

Com o CRM WhatsApp, os departamentos de vendas podem identificar quais produtos e serviços têm maior demanda, bem como quais clientes têm maior probabilidade de comprar novamente.

O objetivo do CRM é ajudar as equipes de vendas a gerenciar seus leads, categorizando-os e priorizando-os de acordo com os critérios escolhidos. Relatórios e visualização de dados, recursos que a maioria dos CRMs possui, ajudam as vendas a identificar leads com maior probabilidade de conversão e focar neles, em vez de leads com menor probabilidade de comprar os produtos e serviços da empresa.

Campanhas de marketing

O CRM alinha as vendas com o departamento de marketing, aumentando a colaboração e garantindo que as vendas sigam a estratégia de marketing.

Ao segmentar os clientes em categorias com base nos históricos de compras e nas preferências dos clientes, os profissionais de marketing podem compreender melhor seu público-alvo, cultivando efetivamente o relacionamento com os clientes.

Quando integrado a ferramentas de automação de marketing, o CRM pode auxiliar as empresas em campanhas de e-mail em massa e gerenciamento de mídias sociais.

Gestão de negócios

As vendas que usam CRM em uma empresa podem acompanhar o andamento dos negócios da empresa, categorizando-os em diferentes estágios do pipeline e analisando-os ou visualizando-os com relatórios e painéis, respectivamente.

O CRM ajuda os usuários a visualizar o potencial de receita e a probabilidade de fechar cada negócio, resultando em uma melhor previsão de vendas.

O sistema ajuda os usuários a enviar e-mails de acompanhamento (um recurso que pode ser automatizado com atualizações adequadas), registrar chamadas e agendar reuniões com clientes potenciais.

Por que as empresas usam CRM?

Melhor relacionamento entre cliente e empresa

As empresas podem armazenar e rastrear dados de clientes no CRM, resultando em atendimento de qualidade. Sem perda de dados, o setor de vendas pode verificar os detalhes da última interação com um cliente e continuar de onde parou, o que é especialmente eficiente se a última interação ocorreu há meses.

Vendas Eficientes

As vendas podem gerenciar, pontuar e rastrear leads e clientes potenciais, priorizá-los, realizar melhores acompanhamentos e obter uma melhor compreensão do pipeline. Tudo isso melhora a previsão de vendas e ajuda as vendas a identificar contatos de alto valor nos quais se concentrar.

Visão de 360 ​​graus dos dados do cliente

Os detalhes do cliente, como nome, localização, número de telefone, e-mail, preferências, histórico de compras e reclamações, são mantidos em um local acessível aos departamentos da empresa.

As empresas também podem armazenar um tipo diferente de dados no CRM. Por exemplo, as empresas de comércio eletrônico usam sistemas de CRM para armazenar dados de produtos, enquanto corretores de imóveis comerciais usam CRM para armazenar listagens, detalhes de aluguel, disponibilidades, etc.

Melhor atendimento ao cliente

Nas empresas que utilizam o CRM de forma eficaz, os representantes de suporte ao cliente têm os dados necessários ao seu alcance, sem a necessidade de vasculhar planilhas do Excel e pastas de documentos. Eles podem atender os clientes com mais rapidez, reduzindo o tempo de espera e aumentando assim a satisfação do cliente com os serviços da empresa.

Relatórios inteligentes e análise de dados

Com relatórios em tempo real, as empresas podem obter informações sobre o comportamento do cliente e adaptar a sua estratégia de marketing a tempo. Além disso, os relatórios personalizados ajudam os usuários a ter uma boa noção do desempenho de vendas, da eficiência das campanhas de marketing e de outros fatores.

A análise de dados geralmente surge como uma atualização do sistema e permite que os usuários identifiquem riscos potenciais analisando tendências atuais e prevendo possíveis mudanças no futuro com base em dados históricos.

Quem usa CRM em uma empresa?

Equipes de vendas

Os profissionais de vendas estão entre os principais beneficiários que utilizam o CRM em uma empresa, resultando em aumento de produtividade (em 34% ) e aumento de receita (em 41% por venda).

Melhor gerenciamento de leads e oportunidades

A pontuação, o rastreamento e a qualificação acontecem em um só lugar, economizando tempo para os representantes de vendas se concentrarem nas vendas reais. Enquanto isso, um pipeline visualizado ajuda os vendedores a identificar gargalos e obter melhores previsões de vendas.

Acompanhamentos aprimorados

Além de negócios, os usuários podem gerenciar suas tarefas e eventos relacionados a um contato específico. O sistema CRM configuraria um lembrete e quando a data do evento se aproximasse, um representante de vendas seria notificado.

Colaboração eficaz

As equipes de vendas podem melhorar a colaboração com outros departamentos, por exemplo, equipes de marketing, resultando em um melhor alinhamento com a estratégia de marketing.

Equipes de marketing

Campanhas otimizadas

Com relatórios e métricas fornecidos pelo CRM, as equipes de marketing podem identificar as fontes que geraram o maior número de leads e medir a eficiência das campanhas de marketing.

O CRM também se integra a ferramentas de automação de marketing como o Marketo, automatizando campanhas de e-mail em massa e ajudando os profissionais de marketing a analisar leads provenientes do site da empresa.

Estratégias aprimoradas de geração de leads

Quem usa CRM pode colaborar com vendas para um melhor gerenciamento de leads. Extraídos do CRM, os dados do cliente ajudam os profissionais de marketing a entender melhor as necessidades do público-alvo da empresa, resultando em campanhas de marketing eficazes e em conteúdo com o qual os leitores têm maior probabilidade de se envolver.

Segmentação aprimorada de clientes

Os usuários podem aproveitar dados como detalhes demográficos, preferências do cliente e histórico de compras para segmentar seus clientes com base em suas necessidades e comportamento.

Ao fazer isso, as equipes de marketing podem personalizar suas campanhas, garantindo que a mensagem central esteja alinhada com as preferências e necessidades dos clientes, dependendo do segmento em que se enquadram.

Melhor alinhamento com vendas

O objetivo do CRM não é apenas ajudar as empresas a capturar leads, mas também garantir que eles não escapem após serem qualificados.

Como todos os departamentos têm acesso aos dados centralizados, as equipes de marketing podem se beneficiar de detalhes como pontos problemáticos, solicitações exclusivas e preferências, usando-os para criar campanhas direcionadas que atendem diretamente às necessidades e interesses de seu público.

Equipes de Atendimento ao Cliente

Comunicação personalizada

Alguns CRMs vêm com um abridor de conversa. Por exemplo, o Insightly mostra o clima no local onde o cliente está hospedado, ajudando as equipes de suporte a quebrar o gelo ao iniciar uma conversa.

Tempos de espera mais curtos e novas oportunidades de venda cruzada

O que CRM significa é precisão e transparência dos dados: todos os dados do cliente estão ao alcance das equipes de atendimento ao cliente, resultando em menos tempo de espera e mais tickets resolvidos.

Com um vasto conhecimento das preferências dos clientes e do histórico de compras, as equipes de suporte ao cliente podem identificar novas oportunidades de vendas cruzadas e contribuir para o aumento das vendas.

Equipes de RH

Pesquisa e integração aprimoradas de candidatos

Os recrutadores podem gerenciar as atividades de contratação da mesma forma que um representante de vendas gerencia seus leads: um gerente de RH pode rastrear e priorizar os candidatos com base em seus dados de experiência e habilidades.

Melhor organização de documentos

Bônus, notificações de licença médica, comissões e feriados são armazenados em um só lugar. Além disso, os profissionais de RH podem compartilhar materiais de treinamento, dados pessoais, contratos de trabalho e relatórios, resultando em um melhor alinhamento do trabalho com os departamentos contábil e jurídico.

Equipes da cadeia de suprimentos

Melhor gerenciamento de suprimentos e pedidos

Os sistemas de CRM permitem que as equipes da cadeia de suprimentos rastreiem e monitorem melhor os pedidos dos clientes e os níveis de estoque, a qualidade e os preços dos materiais, os prazos de entrega, a logística e a distribuição.

Com o CRM, os departamentos da cadeia de suprimentos podem adicionar e gerenciar dados de remessa e detalhes do produto, garantindo assim que os clientes fiquem satisfeitos com a entrega no prazo.

Planejamento de demanda aprimorado

Ao analisar os históricos de compras e o comportamento do cliente, os departamentos da cadeia de abastecimento obtêm insights sobre os padrões de demanda, controlam os níveis de estoque e podem se preparar para possíveis interrupções na cadeia de abastecimento.

Quais setores se beneficiam mais com o CRM?

Os principais setores que usam CRM são imobiliário, educação, comércio eletrônico, direito, fintech e bancos, entre muitos outros. Todos eles dependem profundamente do poder dos dados e são “centrados nas pessoas”, o que significa que se as empresas destas indústrias não conhecerem bem os seus clientes, terão dificuldade em definir o que, quando e como vender ao seu público-alvo. audiências.

Imobiliária

O CRM é um ativo valioso para todos os especialistas imobiliários.

Os corretores podem automatizar o marketing por e-mail e mídia social e, portanto, seu alcance. Com um CRM de corretagem , os profissionais do setor imobiliário podem acompanhar ciclos de negócios, criar campos específicos de CRE, gerar contratos e propostas, categorizar e priorizar leads e acompanhá-los a tempo.

Os gerentes de propriedades que usam CRM em uma empresa podem gerenciar informações de inquilinos e proprietários em um único local com maior precisão e sem perda de dados. Com o CRM imobiliário , eles podem cultivar relacionamentos com os inquilinos (por exemplo, processar solicitações de manutenção e reclamações com mais rapidez) e, como resultado, aumentar a taxa de retenção de inquilinos.

Credores , subscritores e avaliadores podem acelerar o processo de originação de empréstimos com um CRM altamente personalizável. A análise de dados e os relatórios integrados ajudam os credores a tomar melhores decisões baseadas em dados, gerenciar documentos com atualizações em tempo real e garantir que os negócios estejam em conformidade com regulamentos como o Fair Credit Reporting Act (FCRA) e o Home Mortgage Disclosure Act (HMDA).

Juntamente com outros profissionais do setor imobiliário, os gerentes de construção que usam o CRM podem agilizar estimativas, licitações e orçamentos, gerenciar projetos complexos com facilidade e, geralmente, obter melhor controle sobre a cadeia de suprimentos. No final, há menos atrasos na conclusão do projeto e nenhuma despesa adicional.

Finalmente, o setor imobiliário está fervilhando de investidores . O gerenciamento simplificado e centralizado de carteiras de investimento é exatamente a finalidade do CRM nas atividades de investimento. Com relatórios e análises de CRM integrados, os investidores podem incorporar dados nos processos de tomada de decisão, avaliar riscos e descobrir novas oportunidades de investimento.

Indústria bancária

Com o CRM, os bancos podem armazenar e gerir os seus contactos, categorizar clientes, segregar dados comerciais e de consumo, promover vendas cruzadas e garantir que as ofertas de produtos estão alinhadas com as necessidades e preferências dos clientes.

Fora isso, o CRM é usado para agilizar as operações bancárias, automatizando processos como entrada de dados, comunicação com o cliente e rastreamento de dados entre departamentos.

Indústria Jurídica

O CRM centraliza arquivos de processos judiciais contendo informações e evidências de casos de alto risco, evitando assim lacunas de dados e fornecendo segurança digital de ponta.

Com um CRM jurídico , os gerentes de escritórios de advocacia podem atribuir automaticamente casos a advogados e sincronizar fluxos de trabalho, garantindo que dois funcionários da mesma organização não trabalhem no mesmo caso ou concorram pelo mesmo cliente sem saber.

comércio eletrônico

O CRM ajudou a maioria dos varejistas e fabricantes a sobreviver à COVID-19, promovendo a colaboração remota e o gerenciamento de negócios.

Junto com a captura e categorização de leads, o CRM oferece previsões e análises de desempenho para ajudar os participantes do comércio eletrônico a entender melhor as correlações comprador-compra, construir campanhas de marketing eficientes e aumentar as vendas da empresa.

Instituições educacionais

Com o CRM, as instituições de ensino podem gerenciar e atualizar automaticamente os perfis dos alunos e os processos de admissão de maneira simplificada, o que, por sua vez, aumenta as taxas de retenção.

Além disso, o CRM para instituições educacionais ajuda faculdades e escolas a manter os membros da comunidade acadêmica (alunos, ex-alunos, doadores, professores) informados sobre o sucesso dos programas educacionais e eventos futuros, promovendo assim almas maters para estudantes e potenciais doadores de financiamento de forma mais eficiente.

Organizações sem fins lucrativos

Pode-se perguntar por que as empresas sem fins lucrativos usam o CRM. Os CRMs sem fins lucrativos incluem métricas de engajamento de doadores e funcionalidade de doações on-line para identificar tendências de doações e gerenciar doadores e apoiadores. Com tal sistema, uma organização sem fins lucrativos pode melhorar a sua estratégia de angariação de fundos e, assim, aumentar as receitas.

Como ajudamos uma imobiliária comercial a centralizar e automatizar seus dados com CRM

Uma Empresa de Crédito Hipotecário é o cliente que teve dificuldades decorrentes da desorganização dos dados da empresa localizados em diferentes locais. A empresa utilizou simultaneamente uma variedade de ferramentas semelhantes ao Excel, um criador de formulários online e um software de processamento de empréstimos hipotecários, tudo levando à falta de sincronização e automação.

A ideia que propusemos foi construir uma solução Salesforce personalizada que tornasse possível a automação e a sincronização em um único sistema, com os dados centralizados e acessíveis a todos os departamentos da empresa. No final, o cliente obteve recursos como gerenciamento simplificado de leads, portais de mutuários, listas de verificação para envio de empréstimos, verificadores de relatórios de crédito e automação de e-mail.

O que significa CRM?

CRM significa Customer Relationship Management e é uma ferramenta que oferece uma visão de 360 ​​graus do gerenciamento de dados que capacita vendas e marketing, ao mesmo tempo que constrói e nutre relacionamentos entre cliente e empresa.

Quem usa CRM?

As empresas que usam sistemas de CRM representam todos os setores. 
A maioria delas são organizações imobiliárias, bancárias, jurídicas, de comércio eletrônico, educacionais e de caridade, uma vez que esses setores dependem extensivamente de dados. 
Quanto aos departamentos, os departamentos de vendas, marketing, suporte ao cliente, RH e cadeia de suprimentos são os que mais se beneficiam do CRM.

Qual é o software de CRM mais comumente usado?

O software CRM mais comumente usado é fornecido pela Salesforce, Zoho, Komo, HubSpot, Microsoft e Zendesk.