Você não precisa mais ignorar aquela carinha fofa quando ele vier te pedir determinados alimentos
Quem tem um cão ou gato já deve ter reparado que basta abrir um pacote para eles virem correndo ver o que você está fazendo. A curiosidade deles é incrível e se você estiver com um alimento nas mãos, pode ter certeza de que vai lidar com uma carinha fofa pedindo um pedaço.
Alguns tutores já conhecem bem o que pode fazer parte do cardápio animal, afinal, optam pela ração natural em seu dia a dia ou fazem misturas com a ração seca. No entanto, mesmo que escolha a ração tradicional, é válido saber quais frutas, legumes e demais comidas podem ser divididas com seus companheiros de quatro patas.
Maçã
Uma fruta rica em vitamina A e C e com muitas fibras. Antes de servir, retire as sementes e o miolo. Se preferir, você pode picar a maçã em pedaços menores e tirar também a casca. Outra dica é servir porções pequenas como petisco para seu aumigo ou felino.
Banana
A banana pode ser considerada a fruta preferida dos cachorros. Os gatos também podem comer, mas como é rica em carboidratos e açúcares, o ideal é oferecer pequenas porções. Contém potássio, magnésio, vitamina B6 e é indicada para ser um petisco na rotina dos pets.
Melancia
Além de ter as vitaminas A e C, a melancia é rica em água, tanto que pode ser uma aliada na hidratação nas épocas mais quentes do ano. Você pode picar em pedaços e oferecer para o cão ou gato em determinado horário.
Manga
Tanto os cães quanto os gatos podem comer manga. Inclusive, a fruta pode ser oferecida para os filhotes, para que se acostumem com seu sabor e aceitem incluí-la na dieta. É rica em vitamina C e deve ser oferecida sem casca e sem caroço, preferencialmente picada em pedaços menores.
Cenoura
Fibras e vitamina A são encontradas nas cenouras. Elas podem ser servidas cruas e, para os cães, aliás, podem se tornar uma ótima distração, já que eles podem morder à vontade para tirar os pedaços. Para os gatos, o legume deve ser levemente cozido e servido após ficar frio.
Brócolis
Esse alimento é muito bem-vindo tanto no prato dos cães quanto dos gatos, mas precisa ser cozido. É rico em vitaminas A, C e K, além de contar com potássio e fibras. Não deve ser servido em grandes quantidades, porque pode causar gases.
Abóbora
A abóbora também pode fazer parte da alimentação dos pets e vai ajudar na digestão, inclusive aliviando a constipação. O importante é que seja servida sem casca e levemente cozida, afinal, é rica em proteínas, vitamina A e fibras. Para os animais mais idosos, vale amassar e servir como purê.
Arroz
Rico em carboidratos, o arroz pode, sim, ser parte da alimentação dos pets. No entanto, deve ser servido cozido e sem temperos. Cebola e alho devem passar bem longe do seu preparo. No máximo, é permitida uma pitadinha mínima de sal. Vale também misturar com cenoura ralada para dar um gostinho especial ao alimento.
Salmão
Para os gatos, o salmão é um prato cheio e está na lista de peixes preferidos deles. Não deve ser oferecida a opção em lata e muito menos o peixe cru. Você deve cozinhar levemente e sem temperos antes de servir. Os cães também gostam de salmão e a dica para incluir no cardápio é idêntica à dos felinos.
Carne bovina
Carne crua não é uma boa ideia, o alimento pode conter bactérias prejudiciais para a saúde do seu cão. Cozinhe levemente, sem usar temperos, e sirva pequenos pedaços ao lado de um pouco de arroz e cenoura, por exemplo. Os gatos também podem comer carne vermelha e ela deve estar igualmente cozida.