A personalização é uma ferramenta fundamental para conquistar a fidelidade do cliente e ter sucesso on-line. Saiba mais
Temos um mercado cada vez mais competitivo nos dias de hoje: são dezenas de marcas novas surgindo todos os dias, e muitas de grande porte que já possuem uma grande fatia do mercado e clientes fiéis.
Nesse contexto, como se destacar? Uma das medidas mais utilizadas para conseguir destaque é a personalização. Seja na hora de montar uma estratégia de redes sociais, seja para planejar o SEO para negócios, você vai entender por que a personalização é uma ferramenta tão útil para os empreendedores.
Recomendações personalizadas
Analisando o comportamento de um usuário, seja na sua atividade on-line, seja no seu histórico de compras na loja, o empreendedor pode configurar sugestões personalizadas de produtos e serviços, garantindo que a oferta que o cliente busque apareça na frente dele na hora certa.
Um exemplo muito claro disso são as plataformas de streaming, como Netflix e outras: conforme o usuário vai assistindo a seus filmes e séries, o algoritmo entende suas preferências e sugere novos programas que possam agradá-lo. As capas dos shows também são escolhidas com base nas preferências do público.
É possível fazer isso em menor escala, no entanto, com anúncios personalizados, selecionando palavras-chave e segmentando o público, garantindo uma campanha de marketing mais direcionada ao público para o qual você deseja vender.
Comunicações direcionadas
Uma comunicação mais pessoal, direcionada para o público, também é muito interessante para comunicar-se de maneira mais eficiente com o seu cliente. Uma forma muito eficaz de conseguir isso é através do e-mail marketing.
No entanto, você precisa ir muito além de simplesmente colocar o nome do cliente no e-mail! Você pode montar campanhas diversas com grupos de usuários específicos: o grupo que prefere o produto A ou B; o grupo de usuários mais idoso e mais jovens; homens e mulheres. As possibilidades de segmentação são imensas.
E dependendo das características de certos usuários, é possível fazer ofertas de acordo com o que cada grupo prefere, aumentando a taxa de conversão. Isso, é claro, gera um pouco mais de trabalho ao fazer as campanhas, mas muitas vezes os resultados compensam financeiramente.
Lojas de departamento, como Renner e Riachuelo, fazem isso muito bem, enviando ofertas personalizadas direto para a caixa de entrada do usuário. O Airbnb vai além: manda não só sugestões de viagens, mas até recomendações de playlists!
Interfaces adaptáveis
A interface adaptável, apesar do nome aparentemente confuso, nada mais é do que a personalização da maneira com que o usuário navega pelo site ou aplicativo da empresa.
Um exemplo claro são as lojas de e-commerce, que podem fazer anúncios para páginas de destino e páginas de vendas personalizadas, mostrando produtos mais relevantes para o seu público, com ofertas específicas para cada grupo.
A Amazon faz algo similar: no site, é possível navegar pelos itens no formato de grid ou de lista, além de ser possível buscar itens conforme o preço, nota dos usuários, antiguidade e outros critérios, o que permite que o cliente se sinta mais satisfeito ao conseguir procurar o que deseja.
Exemplos de sucesso
Um exemplo extremamente bem-sucedido é a Netflix, que tem grande parte do seu sucesso proveniente da relação com os clientes e da personalização que ela tem no seu aplicativo, na versão para TV, para computadores ou para celular.
Um caso concreto foi o da criação de House of Cards, a primeira série original da plataforma: ela coletou dados dos usuários e verificou que as pessoas gostavam da atuação dos atores que foram escolhidos para o elenco, gostavam de intrigas políticas nos filmes e gostavam da versão inglesa da série. Com isso, a Netflix encomendou uma adaptação.
Outro exemplo é a Starbucks, que oferece a opção de pedir pelo aplicativo, gerando uma experiência personalizada durante todo o processo: desde o pedido até a retirada. No aplicativo, é possível ver recomendações para o usuário com base em suas preferências. Não é à toa que o Starbucks possui tantas pessoas adeptas ao aplicativo, especialmente nos EUA.