Por mais que os nomes sejam diferentes, existe certa semelhança entre ambos os eletrodomésticos, mas com características distintas
Na hora de realizar as compras para a casa nova, sempre bate a dúvida sobre qual produto comprar. E é muito comum deparar-se com os termos geladeira e refrigerador, em produtos que podem apresentar características similares. De fato, ambos originam-se do mesmo eletrodoméstico e suas diferenças são praticamente inexistentes.
Evidentemente existem modelos diferentes. As frost free, que na tradução literal seria “livre de gelo” possuem um nome autoexplicativo. Isso porque esse tipo de aparelho não acumula gelo em seu interior, diferentemente de outros modelos que podem acumular uma grande camada interna de gelo, obrigando o dono a realizar o descongelamento de forma manual.
Uma das principais diferenças está no local da utilização, visto que a geladeira é mais comum em residências e o refrigerador, muito utilizado para expor bebidas, pode ser encontrado mais facilmente em estabelecimentos comerciais.
Dois nomes e um produto?
Essa duplicação de termos aconteceu em 1950, ano em que o primeiro aparelho refrigerador chegou ao Brasil, produzido pela marca Frigidaire. E como acontece com inúmeras marcas, que ficam famosas por seus produtos, e os demais itens da mesma categoria acabam sendo chamados pelo nome da marca popular, o termo ‘frigidaire’ passou a ser usado ao se referir a qualquer tipo de refrigerador.
Por sinal, o termo “geladeira” só foi aparecer com o passar dos anos, como uma forma de popularizar o nome do produto. A ideia vem do princípio básico do eletrodoméstico, que nada mais é do que gelar ou resfriar o que estiver em seu interior.
Modernização
Você deve se lembrar que os aparelhos mais antigos eram bem menores e possuíam apenas uma única porta. No interior desses modelos iniciais, ficava também o congelador, que praticamente era uma pequena caixa interna da geladeira com o objetivo de congelar bebidas e alimentos.
Atualmente, esse meio possui grande variedade de modelos com as mais diversas características, que vão de encontro a necessidade de cada indivíduo ou família. É possível encontrar modelos com duas portas, side by side, congelador separado, frost free e muito mais.
Congelador separado
Como falamos, no início, as geladeiras possuíam em seu interior um espaço pequeno reservado para o congelador. E assim como todos os produtos, estes aparelhos também foram modernizando-se, e esse compartimento ganhou um espaço melhor acabado dentro das versões mais avançadas.
Entretanto, hoje em dia, é muito mais comum encontrar no mercado opções que possuem duas portas, uma maior apenas para a geladeira, e uma menor, também na parte externa, mas com foco no congelador.
Por mais que estejam no mesmo aparelho, a geladeira/refrigerador tem uma função, enquanto o congelador tem outra. Se de um lado, manter os alimentos conservados e refrigerados é o objetivo, do outro, congelá-los para que durem mais tempo é o propósito. Nos modelos mais modernos, é possível encontrar compartimentos tanto na parte superior quanto na inferior.
Além disso, o congelador costuma atuar em uma temperatura negativa, enquanto geladeiras e refrigeradores operam em temperatura positiva.
Tecnologia frost free
Um dos grandes problemas dos modelos mais antigos era o acúmulo de gelo tanto na parte interna quanto no compartimento do congelador. Nesse caso, o dono era obrigado a desligar a geladeira, aguardá-la descongelar, realizar a limpeza manualmente e depois ligá-la novamente.
Hoje em dia, a maioria dos modelos de geladeiras e refrigeradores possuem a tecnologia frost free, que evita o acúmulo de gelo e dispensa a necessidade do descongelamento, o que facilita muito a vida em uma rotina corrida.
Refrigerador comercial
Por mais que as funções sejam praticamente as mesmas entre uma geladeira e um refrigerador, em estabelecimentos comerciais, o termo mais utilizado é refrigerador. Isso porque alguns produtos desenvolvidos especialmente para uso comercial possuem a porta transparente para que ali sejam exibidos aos clientes bebidas e drinques.
Vale ressaltar aqui que há diferença entre um refrigerador comercial e um freezer. O refrigerador manterá a bebida em uma temperatura agradável, enquanto o freezer é utilizado para armazenar gelo e alimentos em temperatura negativa.
Afinal, existe diferença?
A resposta prática é: não existe diferença entre ambos os aparelhos. Como explicamos neste conteúdo, as palavras são praticamente sinônimos e derivam do mesmo produto.
Ambos mantêm a temperatura média entre 1° e 7° graus, com o objetivo de conservar e refrigerar os itens que estão em seu interior. Diferentemente do freezer, que tem a função de congelar e mantém sua temperatura média entre −14° e −25° graus. Nesse caso, a escolha por qual eletrodoméstico comprar varia de acordo com a sua necessidade.