Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

O que Dom Pedro gritou depois de laços fora?

O Grito de Independência de Dom Pedro: O que ele realmente gritou depois de "Laços fora!"?

O que Dom Pedro gritou depois de laços fora verdadeira historia

Há uma frase icônica atribuída a Dom Pedro I que ressoa até hoje na história do Brasil: “Independência ou morte!”. Mas o que ele gritou logo depois de ter arrancado os laços que simbolizavam a submissão de Portugal?

Descubra a verdadeira frase e o contexto histórico por trás do Grito de Independência de 1822.

No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, o príncipe regente Dom Pedro I teria proferido um grito de independência que mudaria a história do Brasil para sempre.

Mas será que a frase “Independência ou morte!” foi realmente a única coisa que ele disse depois de ter arrancado os laços que uniam o Brasil a Portugal? Neste artigo, vamos explorar a verdadeira frase que Dom Pedro teria gritado e o contexto histórico que levou a esse momento crucial na história do Brasil.

Contexto histórico:

Em 1822, o Brasil ainda era uma colônia de Portugal e o príncipe regente Dom Pedro I estava em uma posição delicada, pois havia sido convocado pelo rei de Portugal para retornar a Lisboa e deixar o Brasil sob a regência de uma junta governativa. No entanto, em vez de seguir as ordens do rei, Dom Pedro decidiu ficar no Brasil e lutar pela independência do país.

O Grito de Independência:

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava viajando de São Paulo para o Rio de Janeiro quando recebeu uma carta da corte portuguesa ordenando que ele voltasse para Portugal imediatamente.

Furioso com a tentativa de Portugal de controlar o Brasil, Dom Pedro decidiu declarar a independência do país naquele momento. Segundo relatos históricos, ele teria parado às margens do riacho Ipiranga e arrancado os laços que simbolizavam a submissão de Portugal ao Brasil, gritando em seguida: “O Brasil não é mais uma colônia! Independentemente ou morte!”.

A frase “Independência ou morte!” se tornou um símbolo da luta pela independência do Brasil e é frequentemente associada ao Grito de Independência de Dom Pedro. No entanto, é importante ressaltar que esta frase foi usada posteriormente como um lema e não teria sido dita naquele momento exato.

A verdadeira frase:

De acordo com registros históricos, a frase que Dom Pedro realmente teria gritado após ter arrancado os laços de Portugal seria: “Liberdade ou morte!”. Embora menos conhecida do que a frase popularizada posteriormente, essa expressão representa igualmente a luta pela independência e a determinação de Dom Pedro em garantir a liberdade do Brasil.

Conclusão:

O Grito de Independência de Dom Pedro é um dos momentos mais emblemáticos da história do Brasil e é frequentemente associado à frase “Independência ou morte!”.

Embora essa frase tenha se tornado um lema popular na luta pela independência, a verdadeira frase que Dom Pedro teria gritado foi “Liberdade ou morte!”. Independentemente da frase exata, o que importa é que