Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

5 erros comuns no planejamento de férias e como evitá-los

Não pesquisar locais de estadia com antecedência e desconhecer o seu destino são alguns dos equívocos comuns cometidos nessa época

Para fugir da rotina, nada melhor do que viajar. Ir para um outro lugar é fundamental para deixar as preocupações do dia a dia de lado, além de ser uma excelente chance de conhecer um novo canto do mundo, aproveitando o momento para forjar novas experiências e criar boas memórias.

Entretanto, ainda há muita gente que não dedica tempo para fazer um bom planejamento de viagem, transformando algo que deveria ser bom em uma dor de cabeça. Deixar de comparar preços de seguros de viagem, estadia e passagens é um erro que custa caro para o bolso, perdendo uma excelente oportunidade de economizar e conseguir uma viagem mais confortável. Neste texto, conheça alguns dos equívocos mais comuns ao organizar uma viagem e saiba o que você pode fazer para evitá-los.

Falta de planejamento

Decidir viajar para algum lugar de última hora tem grandes probabilidades de ser uma má ideia. A falta de planejamento para organizar as férias pode sair muito caro ao bolso, já que despesas como passagens (seja de ônibus ou avião) e estadia estarão muito mais caras. Isso sem contar a escassez de opções, já que quanto mais próximo da data, menores serão as alternativas disponíveis para adquirir serviços como hospedagem e seguro-viagem.

Não dedicar tempo para pesquisar passagens e serviços

De maneira geral, a falta de planejamento é a raiz que gera outros erros comuns cometidos na organização das férias. Um deles é não dedicar um tempo para pesquisar opções de passagens e estadia. Ter preguiça de fazer esse levantamento é um erro grave, uma vez que ele pode tornar a viagem muito mais custosa. Além disso, ainda há o risco de se hospedar em um local mal posicionado no seu destino, longe dos principais pontos turísticos, tornando o seu passeio mais trabalhoso e desgastante.

Desconhecer o destino

Inclusive, não conhecer bem o seu destino também é um problema. O planejamento precisa incluir uma pesquisa sobre o local, sabendo qual é a melhor época para visitá-lo e quando ele não é interessante. Conhecer as épocas de alta e baixa temporada também é importante para saber se é possível economizar, viajando em um momento mais tranquilo.

Conhecer o seu destino também é importante por outros motivos. Assim, você pode saber se há algum período do ano que determinada atração ou ponto turístico está fechado para visita, por exemplo. Em caso de viagens internacionais, é fundamental se informar sobre os costumes e a cultura do lugar para o qual você irá viajar, evitando assim cometer gafes ou ofender a população local.

Ultrapassar o orçamento para a viagem

O planejamento da viagem também deve incluir o planejamento financeiro, é claro. A ausência da determinação de um orçamento para a viagem é um erro fatal, que pode prejudicar a saúde financeira da família por meses. E uma vez que esse orçamento for estabelecido, ele precisa ser cumprido.

Comprar conexões desvinculadas

Um erro que pode te prejudicar financeiramente, gastar tempo e atrapalhar todo o passeio é comprar conexões que estão desvinculadas. Se você comprar passagens de companhias diferentes, há o risco de perder uma conexão por atraso, o que seria desastroso. Ainda há o risco de ter outros gastos desnecessários, como pagar mais pelo despacho de bagagem ou pelo deslocamento para trocar de aeroporto.

Como evitar esses erros?

Mas então, o que pode ser feito para evitar esses erros? A chave está no planejamento, começando pelo financeiro. A viagem precisa ser realista e deve respeitar o teto máximo que você pode gastar sem se endividar. Para auxiliá-lo, calcule todos os gastos possíveis, como passagens, hospedagem, alimentação, deslocamento, entre outros. Considere também o gasto por pessoa, calculando quanto cada pessoa pode gastar por dia para não estourar o orçamento estipulado.

Utilize a tecnologia para fazer uma pesquisa cuidadosa e minuciosa. Compare preços em diferentes companhias, agências de viagem e hotéis, aproveitando para conhecer as opiniões de outros clientes sobre esses serviços. Você também pode utilizar aplicativos de controle financeiro para acompanhar o seu planejamento, separando um valor da sua renda mensal para uma conta dedicada exclusivamente para os futuros gastos da viagem.

Quando for viajar, não perca o controle na hora das compras. Você pode comprar alguma lembrança do seu destino, mas faça isso com responsabilidade. Lembre-se também de que imprevistos podem ocorrer, então o ideal é contar com um dinheiro extra para ter mais segurança.