Desperte a alegria nas patinhas do seu melhor amigo ao oferecer brinquedos que transformam os momentos em pura diversão
Por mais que sejam ótimos companheiros, os animais de estimação precisam ter brinquedos para se distrair e aprender a ficar um pouco longe da companhia do dono.
No entanto, esses itens também são uma forma de gastar energia e aproveitar aquele momento exclusivo de diversão entre você e seu amigo de quatro patas. O primeiro passo para fazer isso é selecionar os melhores brinquedos e aproveitar promoções na pet shop para ter muita variedade.
Em dúvida de qual brinquedo é melhor para seu cão ou gato? Confira dicas que vão garantir o entretenimento!
Bolinhas
Um brinquedo fácil de encontrar e que promete manter tanto cães quanto gatos bastante concentrados. Para os cachorros, o ideal é apostar em bolinhas resistentes, que eles possam apertar com a boca e que façam algum barulho.
Os gatos podem se interessar por bolinhas que façam algo diferente, como emitir uma luz ao serem empurradas. Ainda assim, uma bolinha que pula já promete deixar os bichanos animados.
Arranhadores
Os gatos precisam de um local para arranhar, então, se você não tiver um arranhador, saiba que o sofá e outros móveis da casa vão se tornar o alvo preferido.
Eles não fazem isso apenas para cuidar das unhas, mas como uma forma de se distrair e aliviar o estresse, ou seja, o arranhador se torna uma brincadeira.
Jogos interativos
Os jogos interativos funcionam de forma diferente com cada espécie. Para os cães, o ideal é aproveitá-los na hora de servir a comida. Além de ensinar a comer com mais calma, o animal ainda se diverte tentando descobrir como pegar o alimento.
No caso dos felinos, os jogos interativos são virtuais e podem ser apresentados em tablets, permitindo que o animal receba estímulos visuais e físicos.
Brinquedos com apitos
Esse tipo de brinquedo costuma ser o preferido dos cães. Ofereça uma bolinha ou outro bichinho que faça barulho e veja como ele reage. Se gostar, capriche na escolha de mais itens assim.
Os gatos talvez não se interessem muito por brinquedos com apitos. No caso deles, o indicado é algo que emita luz para despertar a curiosidade.
Túneis
Os felinos são exploradores e gostam de ter distração pela casa toda. O ideal é construir um parque de diversão para gatos, mas, além do arranhador, um item indispensável é o túnel.
Seu companheiro de quatro patas vai passar horas entrando e saindo desse espaço, como se fosse um grande mistério a ser resolvido. Acredite: para o seu gato, a diversão está garantida.
Varinhas com penduricalhos
Se você está em busca de algo para brincar com seu gato, as varinhas com penduricalhos são ótimas escolhas. A ideia é desafiar o felino a tentar pegar o que está na ponta enquanto você comanda a altura do penduricalho.
Aproveite para testar seu companheiro e ver se ele consegue pegar o que está pendurado na varinha. Sempre que ele vencer a brincadeira, você pode recompensá-lo com um petisco ou carinho.
Frisbees
Você tem espaço em casa ou leva seu cão para passear em espaços abertos? Tente ensinar alguns truques, como buscar o frisbee. O ideal é começar quando eles ainda são filhotes, mas os adultos talvez gostem da ideia.
Para incentivar o aprendizado, sempre que o cão trouxer o frisbee de volta para você, entregue um petisco como recompensa.
Cordas para puxar e morder
Já foram inventados alguns brinquedos com cordas feitos para os cães. Eles brincam sozinhos ou podem interagir com o tutor. Essas opções ajudam a fortalecer os músculos do animal e são perfeitas para brincar de cabo de guerra.
Também são indicadas para satisfazer o instinto que os cães têm de morder. Assim, eles mantêm o foco nos brinquedos e não nos móveis da casa ou em suas caminhas.