Quais serão as maiores tendências em inteligência artificial para 2024? Essa é a pergunta que todo líder de empresa deveria se fazer neste momento.
A IA pode não ser uma novidade para quem trabalha com tecnologia. Porém, não podemos negar que, para a maioria das pessoas, este assunto é bastante recente — considerando que o primeiro contato de muitos com IA se deu no lançamento do famoso ChatGPT, em novembro de 2022.
Muita coisa mudou neste curto espaço de tempo, e hoje, é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar em inteligência artificial.
Diante do enorme potencial que a IA oferece para as empresas, com funções que incluem a automatização de processos, análise de dados e suporte à tomada de decisões, ela se tornou um elemento indispensável para o sucesso dos negócios.
Não à toa, 67% dos líderes relatam que planejam aumentar os investimentos em IA, conforme aponta o relatório Zendesk CX Trends.
E, com base no que vimos em 2023, podemos ao menos especular quais serão os rumos que essa tecnologia irá tomar no próximo ano, certo? Então, vamos lá!
Neste post, elencamos as principais tendências em inteligência artificial para 2024, além de falar sobre os impactos que essa tecnologia tem gerado nas empresas.
Quais os impactos da inteligência artificial nas empresas?
Muito se fala dos impactos da inteligência artificial nas empresas. Alguns focam mais nos aspectos positivos, como o aumento da produtividade e o surgimento de novas oportunidades de negócio, enquanto outros temem a substituição de empregos. Contudo, o que podemos esperar é uma grande renovação de todo o mercado.
A automatização proporcionada pela IA torna os processos empresariais muito mais dinâmicos e eficientes. Ao mesmo tempo, seu potencial de análise de dados confere maior previsibilidade em relação às demandas do mercado, dando suporte à tomada de decisão, impulsionando o crescimento ao mesmo tempo que viabiliza a inovação.
5 tendências em inteligência artificial para 2024
O uso de inteligência artificial nas empresas tem se tornado cada vez mais comum. Muitas companhias têm recorrido a essa tecnologia para otimizar seus processos e os resultados são incríveis! Veja, a seguir as principais tendências em IA para 2024:
1. Processamento de Linguagem Natural (PLN)
O Processamento de Linguagem Natural é uma área da inteligência artificial que confere aos computadores as habilidades de compreender, interpretar e manipular textos, tal qual nós, seres humanos. Dessa forma, esses sistemas são capazes de interagir com pessoas, desenvolvendo conversas usando linguagem natural.
Esse tipo de tecnologia é encontrada em softwares de atendimento ao cliente, chatbots e outras ferramentas que usam IA Generativa, como é o caso do ChatGPT.
2. Automatização de processos de negócios
A automatização de processos é o ato de usar tecnologia para tornar automáticas atividades que normalmente são realizadas de forma manual. Essa prática é aplicada a diversas rotinas, contribuindo para aumentar a produtividade, auxiliando na padronização de procedimentos e tornando os processos mais eficientes.
Dessa forma, além de tornar a empresa muito mais competitiva e eficiente, investir em automatização gera uma importante redução de custos, além de permitir aos colaboradores que se concentrem em tarefas mais estratégicas para o negócio.
3. Análise preditiva em empresas
A análise preditiva em empresas consiste na aplicação de IA para encontrar padrões em meio a um grande volume de dados. As informações obtidas neste processo ajudam a entender o mercado e, de certa forma, “prever o futuro”.
O fato é que a análise preditiva é um importante recurso para as empresas, uma vez que permite traçar estratégias de negócio mais produtivas e eficientes, além de tornar a tomada de decisão muito mais segura, assertiva e bem-embasada.
4. Personalização com IA
O consumidor moderno é super conectado e antenado às novidades. Ele sabe que tem opções. Por isso, mais do que bons preços, ele busca por boas experiências.
Foi assim que a personalização se tornou uma grande tendência em inteligência artificial, conferindo o diferencial necessário para que as companhias ofereçam um serviço feito sob medida, destacando-se de seus concorrentes.
Isso pode ser aplicado em várias áreas, como no atendimento ao cliente, na recomendação de produtos e conteúdos com base em suas preferências e histórico de navegação e, até mesmo, na criação de produtos e serviços personalizados.
5. Humanização do atendimento ao cliente via chatbots
Conforme vimos anteriormente, a IA, por meio do processamento de linguagem natural, possibilita que sistemas automatizados se comuniquem como humanos.
Isso contribui para aproximar a tecnologia dos usuários, tornando a comunicação mais familiar e agradável, como quando são atendidos por agentes humanos.
Dessa forma, a empresa que investe em IA é capaz de oferecer um atendimento mais ágil e eficiente por meio de chatbots, sem abrir mão da humanização, tão importante para transmitir confiança e construir laços fortes com os clientes.
Experimente as tendências em inteligência artificial para 2024
A tecnologia evolui a passos largos e, com base no que vemos hoje, podemos especular quais serão as tendências em inteligência artificial para 2024. Porém, de uma coisa podemos ter certeza: a IA se tornará ainda mais poderosa e relevante.
Tendo isso em mente, é seguro dizer que as empresas que não se atualizarem, correm sérios riscos de ficarem pelo caminho. Ainda dá tempo de correr atrás!
Inclusive, se você quer testar o potencial das tendências de IA na sua empresa, pode fazer isso agora mesmo, sem precisar pagar nada, apenas para conhecer.
Faça uma avaliação gratuita do software Zendesk e descubra, na prática, como a inteligência artificial pode contribuir para o sucesso da sua empresa.