Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Saiba as diferenças entre os tecidos e gramaturas para escolher o melhor jogo de cama

White pillow on bed decoration in bedroom interior

Para ter uma noite de sono tranquila e aconchegante, confira como escolher o jogo de cama ideal

Ter uma boa noite de sono faz toda a diferença durante o dia, pois aumenta a disposição e a produtividade. Para garantir uma boa noite de sono e mais conforto, é importante escolher um jogo de cama de qualidade.

A escolha do jogo de cama não se resume a cores e estampas; para além disso, é importante avaliar o tecido com que as peças foram confeccionadas, por exemplo. As possibilidades são várias: tecidos com 150, 200, 400 fios, algodão, percal, microfibra e tantos outros.

Por isso, vale a pena pesquisar as diferenças e avaliar o que está dentro do seu orçamento. Além disso, você também pode unir o útil ao agradável usando um código de desconto de lojas que oferecem esses produtos. Assim, além de ter uma ótima noite de sono, você ainda economiza.

Como escolher o jogo de cama ideal?

Uma das principais dúvidas quando o assunto é jogo de cama é a quantidade de fios. Com certeza você já se deparou com peças de 150, 200, 400 fios. Quanto mais fios, mais macia, confortável e durável será a peça.

No entanto, a quantidade de fios não é o único fator que traz conforto. O tipo de tecido também conta muito na escolha. Isso porque cada um possui características específicas que influenciam na retenção de calor. Um tecido com muita trama, por exemplo, pode aquecer e reter mais calor.

Algodão

O algodão é um tecido natural que proporciona mais qualidade e conforto para o jogo de cama. Além de macio, não causa alergias nem retém tanto calor. No mercado, você irá encontrar peças tradicionais 100% algodão, e as de malha, 100% algodão com tratamento de fios.

Aqui, os fios são importantes. Quanto mais fios uma peça tiver, mais macio o jogo será. Essa característica é variável e existem quantidades que vão desde 150 fios até 1.600 fios.

Entre esse tipo de peça você poderá encontrar o algodão egípcio, que se diferencia do tradicional por possuir fibras mais longas e finas, que proporcionam maior conforto ao toque, mais durabilidade e sofisticação. 

Percal

O percal é um tecido que pode ser 100% algodão ou mesclado entre algodão e poliéster. O primeiro é mais durável, não corre o risco de formar bolinhas depois da lavagem e é mais macio. O misto é mais acessível, mas forma bolinhas com facilidade e retém mais calor. 

É um dos tecidos que apresenta o melhor custo-benefício do mercado e está disponível a partir de 180 fios. Além da alta durabilidade, é resistente, não desfia facilmente e apresenta acabamento fosco.

Microfibra

Esse tecido tem se popularizado bastante por causa do conforto térmico que proporciona, uma vez que permite trocas térmicas, além de ser antialérgico e resistente.

Com um ótimo caimento, é simples de lavar e seca rápido, devido à espessura do fio, que é bastante fino. O tecido pode ser feito com fibras de viscose, acrílico ou poliéster.

Linho

Considerado um dos tecidos mais antigos da história, o linho é sinônimo de refinamento, elegância e conforto e proporciona uma sensação de frescor e bem-estar. 

Além disso, é um tecido que permite a troca de calor do nosso corpo, aumentando a comodidade e tornando a cama mais refrescante. Para quem quer um jogo de cama com alta durabilidade, o linho é a escolha certa, pois fica mais macio a cada lavagem.

Seda

A seda é um dos tecidos mais desejados da história e pode conferir elegância para a sua cama. O tecido é feito por fibras extraídas do bicho-da-seda, conferindo mais conforto às peças e tornando-se sinônimo de luxo.

A fibra da seda se adapta à temperatura do ambiente, de modo que os jogos de cama confeccionados com esse tecido são quentes no inverno e frescos no verão. Além disso, é um tecido que requer cuidados na hora da lavagem, por isso confira a etiqueta e prefira o ciclo delicado da máquina de lavar.