A pane seca pode ser evitada com prudência, mas, quando ocorre por motivos que fogem da nossa capacidade, é preciso saber o que fazer
Quem tem veículos automotores não pode nunca se descuidar. Afinal, podem acontecer diversos imprevistos com o automóvel, desde problemas de arrefecimento até problemas um pouco mais fáceis de serem resolvidos, que podem resultar em penalidades e complicações adicionais para o condutor e sua habilitação. Por isso, optar por seguro moto com rastreador 24hs, tanto para carros quanto para outros veículos, vem sendo tratado com importância em território nacional.
Imagine a seguinte situação: uma pessoa está viajando pela estrada tranquilamente, curtindo sua música favorita em volume moderado, e, faltando quase 10km para chegar a alguma cidade, o veículo começa a apresentar falhas no motor, começa a engasgar e para. Nessa situação, será que todos os condutores saberiam do que se trata? A resposta é não, nem todos. E esse caso é ocasionado por um problema simples: pane seca.
Ao encontrar esse problema, o motorista deve tentar estacionar o carro em algum lugar, sinalizar e correr para buscar combustível. Porém, ter que andar 10km por conta de um simples descuido é algo que ninguém quer, não é mesmo? Por isso, siga lendo e veja as dicas para evitar o problema, com certeza todos irão agradecer em algum momento.
Definindo a pane seca
Antes de nos aprofundarmos no que fazer caso o condutor se depare com a pane seca, é preciso explicar o termo. Pane seca se refere ao carro que ficou sem combustível enquanto estávamos dirigindo.
Esse problema pode ocorrer por diferentes fatores, indo desde o mais simples, que é a falha no cálculo da distância a ser percorrida com o combustível restante, até problemas mais sérios, como falha no medidor de combustível. Independentemente da razão, o resultado é o mesmo: o carro para de funcionar e você fica parado na estrada.
O que fazer em caso de pane seca?
Se você se encontrar nessa situação, não se desespere. Existem algumas medidas simples e eficazes que você pode tomar para garantir sua segurança e resolver o problema rapidamente.
Sinalize o veículo
O primeiro passo é garantir que outros motoristas saibam que seu veículo está parado. Para isso, é preciso ligar o pisca-alerta imediatamente a fim de sinalizar para os outros condutores que você está com problemas. Se for seguro, coloque o triângulo de sinalização.
Para saber a distância adequada do triângulo, será preciso lembrar a velocidade máxima permitida na estrada ou via. Em seguida, basta seguir as instruções aprendidas nas aulas de trânsito.
Procure um local seguro
Se for possível movimentar o carro, busque o acostamento ou estacione fora da pista de rodagem. Isso pode ser um pouco complicado sem combustível, mas se ainda houver um pouco de impulso, use-o para sair da via principal. Estacionar em um local seguro reduz o risco de acidentes e pode ser o fator que salvará a vida do condutor e dos passageiros.
Contate a assistência
Hoje em dia, muitas das seguradoras de veículos oferecem serviços de assistência 24 horas. Ligue para a seguradora e explique a situação. Eles podem enviar um reboque ou até mesmo trazer combustível suficiente para que o condutor possa dirigir até o posto de gasolina mais próximo. Por isso, sempre ande com o número da apólice e outros detalhes relevantes para agilizar o atendimento.
Buscar combustível próximo
Caso não tenha a assistência do seguro, outra opção é buscar combustível por conta própria. Se estiver perto de um posto de gasolina, talvez seja possível caminhar até lá e comprar um pouco de combustível em um galão. Antes de sair a pé, certifique-se de que o caminho é seguro. Evite atravessar rodovias ou áreas perigosas, especialmente à noite.
Seguindo essas dicas, será possível facilmente resolver o problema da pane seca. Porém, o melhor remédio para evitar esse problema é sempre verificar a quantidade de combustível e, quando for viajar, completar o tanque e ir abastecendo para manter os níveis de combustível em aproximadamente pouco menos da metade do tanque.