Hidratar-se adequadamente todos os dias é uma das melhores formas de proporcionar a si mesmo melhor qualidade de vida e se manter longe de possíveis problemas de saúde
Não é segredo para ninguém que tomar água todos os dias é fundamental para ter e manter um corpo mais saudável. Apesar do senso popular, muitos ainda se perguntam qual o real motivo da hidratação. A explicação é, de certa forma, simples, afinal, o nosso corpo é composto por mais de 70% de água e manter a hidratação adequada faz com que as atividades cerebrais, intestinais e musculares apresentem melhor desempenho.
Por ser algo indispensável para a nossa sobrevivência, também é importante atentar-se para a qualidade da água ingerida. Por exemplo, por mais que muitos possuam o hábito de beber água diretamente da torneira, essa não é uma ação recomendável. O ideal nesse caso é optar por filtros de água que, em sua grande maioria, podem ser instalados juntamente da torneira, porém em bocais diferentes, proporcionando assim a filtragem necessária para a ingestão de uma água totalmente pura.
Esse é um assunto que merece atenção redobrada e, por isso, separamos algumas informações essenciais para que você possa tirar todas as suas dúvidas e garantir a hidratação adequada para sua saúde.
Por que se hidratar?
Como falamos anteriormente, hidratar-se adequadamente faz com que o seu corpo, de modo geral, tenha um desempenho muito melhor. Ademais, a hidratação também auxilia na aparência, já que a textura de uma pele hidratada é muito diferente de quem não possui esse hábito regularmente.
Se você pratica qualquer tipo de atividade física, seu gasto calórico e a sua eliminação de água é maior. Por isso, hidratar-se de maneira adequada reflete diretamente em sua performance.
Além disso, manter o corpo hidratado, independentemente da sua rotina, auxilia na atividade celular, melhora a sua digestão, potencializa o funcionamento dos rins e também regula a pressão arterial.
Quanto de água devo ingerir?
Essa é uma dúvida muito comum e é necessário entender um pouco mais do funcionamento do corpo para compreender a resposta. Por exemplo, naturalmente o nosso corpo elimina cerca de 2,6 litros de água por dia. Agora, caso você pratique alguma atividade física, esse volume é ainda maior. Por isso, existe a necessidade de repor essa quantidade para manter o bom funcionamento do corpo.
A quantidade de ingestão de água diária varia muito de acordo com as características físicas de cada indivíduo. Como falamos, a rotina também impacta diretamente nesse volume, então quem pratica atividade física deve ter uma reposição naturalmente maior.
Por isso, é sempre recomendado passar por um profissional de nutrição que irá avaliar seu corpo e sua rotina para definir a quantidade exata. Fato é que o mais indicado, de forma geral, seja uma ingestão mínima de 2 litros de água por dia para indivíduos adultos.
Como perceber que estou desidratado?
Por ser algo tão natural do nosso dia a dia, muitas vezes não percebemos o impacto de quando não nos hidratamos corretamente. Entretanto, quando algumas atividades simples da nossa rotina se tornam mais difíceis é preciso atentar-se com relação à hidratação.
Por exemplo, cansaço exacerbado, fome em excesso ou ganho de peso repentino, retenção de líquido — já que o nosso corpo percebe que não estamos nos hidratando corretamente e segura mais a água no corpo —, memória fraca ou falta de atenção, desempenho atlético e físico abaixo do ideal e outros fatores podem ser consequência da falta de uma hidratação adequada.
É possível perceber que beber água só traz benefícios ao nosso corpo. Entretanto, é preciso atentar-se também para a qualidade da água. Afinal, a qualidade está diretamente atrelada aos nutrientes compostos na água que proporcionam todos os benefícios citados até aqui.
Água filtrada faz diferença?
A resposta para essa pergunta é simples e objetiva: sim! Tomar água filtrada faz total diferença na hidratação adequada do nosso corpo.
Isso acontece porque a água que vem da rua, que é entregue pelo sistema de abastecimento do município, embora seja tratada, passa pela tubulação da cidade até de fato chegar em nossas torneiras. Na prática, no decorrer desse processo, é possível que aconteça algum tipo de contaminação, como conter partículas de ferrugem e outras substâncias que a tornam imprópria para o consumo imediato.
Por isso, é ideal ter nas torneiras da sua residência um sistema de filtragem de água. Como salientamos no início deste conteúdo, o uso de filtros de água é indispensável para melhorar a qualidade da água que será ingerida.
Nesse processo de filtragem, o equipamento é capaz de retirar sedimentos presentes na água, como areia, resíduos dos encanamentos, lodo e outros. Dessa forma, a água fica própria para o consumo e livre dessas impurezas.