Crianças, adolescentes e adultos podem brincar e aprender com clássicos que treinam o cérebro de todas as idades
Brinquedos que estimulam o raciocínio e a criatividade são muito mais do que formas de entretenimento. São aliados importantíssimos do desenvolvimento cognitivo, auxiliando a otimizar habilidades como memória, concentração e resolução de problemas.
Você gosta de brinquedos assim ou quer estimular o raciocínio lógico de seus filhos? Confira quais itens são ótimos para ter em casa.
Cubo mágico
Entre os mais famosos, o cubo mágico ganha destaque. Seu design engenhoso e aparentemente simples é, na verdade, um verdadeiro teste de lógica e paciência. Assim como quebra-cabeças e outros jogos de estratégia, ele promove o estímulo cerebral de maneira única e desafiadora.
Na verdade, se você analisar, o cubo mágico seria um quebra-cabeça em formato diferenciado. Hoje, já existem muitos modelos, inclusive alguns com formatos diferentes e ótimos para quem deseja se desafiar.
Quebra-cabeças
Os quebra-cabeças não têm idade e podem ser apresentados para crianças pequenas e até ser parte da rotina de idosos. A ideia é bastante simples, conectar as peças e montar uma imagem.
É ótimo para ajudar na memória, na concentração e até no relaxamento. Sem contar que, quando se trata de um modelo maior, é uma brincadeira que pode incluir a família toda.
Xadrez
Este é o melhor dos jogos para quem deseja treinar a mente, afinal, exige muita concentração e estratégia a cada jogada. A ideia é tentar prever o movimento do outro jogador e chegar até o rei do oponente, decretando o famoso “xeque-mate”.
Atualmente, já existem várias competições ao redor do mundo, mas você também pode jogar em casa ao lado das crianças, como forma de ensinar sobre paciência, respeito e concentração.
Damas
Jogar damas é bem mais fácil do que xadrez, tanto que, ao apresentar para os pequenos, pode ser que eles gostem mais desta opção. O tabuleiro é simples, com duas cores, e ganha quem conquistar mais peças do outro jogador.
É ótimo para aprender a ter calma, lidar com situações desafiadoras e até para desenvolver o espírito esportivo. Em relação ao aspecto cognitivo, dois dos focos principais do jogo são a tomada de decisões e o pensamento estratégico.
Blocos de montar
Os blocos de montar são muito comuns na primeira infância, como uma forma de incentivar os pequenos a desenvolverem as habilidades cognitivas. Ainda assim, a brincadeira é bem-vinda em qualquer fase da vida e até você pode se divertir um pouco montando as peças.
Para os adultos, brincar com LEGO é uma maneira de se distrair e estimular a criatividade, enquanto para os idosos é uma ótima forma de manter a mente ativa. Ou seja, é bastante recomendado chamar até os avós para brincar com blocos de montar.
Dominó
Quer saber de outro joguinho que também nunca sai de moda? É o dominó. Ele é muito bacana e diverte muito faixas etárias variadas. O objetivo é conectar as peças e ficar sem nenhuma em suas mãos. Assim, se você conseguir jogar regularmente, estará estimulando a mente e até o bem-estar emocional.
Para as crianças, o jogo pode ensinar sobre regras, esperar o momento de jogar e a importância de entender os padrões para conseguir conectá-los.
Jogo da Vida
Um jogo bastante conhecido e que acompanha diferentes gerações, exige bastante estratégia para juntar dinheiro e ter conquistas ao longo da “vida” no tabuleiro. É recomendado a partir dos 7 anos e pede que os jogadores tomem decisões como comprar casa, casar e até ter filhos.
Como tem começo, meio e fim, é ótimo para reunir as crianças e os pais por um momento e compartilhar experiências. Também pode ser um estímulo para correr riscos, caso um dos oponentes tenha interesse em tentar ser um magnata.
Uno
O Uno não é uma novidade e diverte diferentes faixas etárias. Desde as crianças menores, que já sabem sobre números e cores, até os adultos. É ótimo para trabalhar o raciocínio lógico e o reconhecimento de padrões, além de planejar suas jogadas e estar pronto para mudanças.
Você pode montar times ou reunir apenas mais uma pessoa para jogar e ganha quem ficar sem nenhuma carta na mão.
Jogo da memória
O jogo da memória é uma atividade simples, mas extremamente eficaz para exercitar a mente. Ele desafia os jogadores a encontrar pares de cartas iguais, exigindo atenção, concentração e, claro, memória.
É indicado para todas as idades e ajuda a desenvolver a concentração, o reconhecimento visual e melhora a memória de curto prazo. Ou seja, vale muito a pena jogar com os pequenos.