O Parque Tanguá e o bairro de Santa Felicidade não podem ficar de fora do roteiro
A cidade de Curitiba é conhecida por ser um dos destinos mais visitados do sul do Brasil. Também, não é para menos. Bonita, moderna e repleta de opções de passeios para todos os públicos, Curitiba encanta pelos seus cartões-postais e também pela simplicidade do dia a dia.
Mas para fazer a sua reserva em um hotel no Paraná, é essencial planejar o roteiro para aproveitar ao máximo a capital. Pontos turísticos como o Jardim Botânico já fazem parte da maioria das programações, mas você também pode aproveitar passeios que vão além dos cartões-postais. Abaixo, confira 5 opções:
Parque Tanguá
A primeira opção para adicionar no seu roteiro de viagem é o Parque Tanguá. Com mais de 235.000 metros quadrados para visitação, o espaço chama atenção pelo tamanho e pela beleza. Já deu para perceber que é possível passar facilmente um dia inteiro explorando o lugar.
Você pode aproveitar para fazer uma caminhada, correr, pedalar ou aproveitar a vista fazendo um piquenique com a família e os amigos. Quem gosta de apreciar a paisagem durante as viagens, ainda pode curtir o edifício para ter uma vista privilegiada de toda a região.
Bairro de Santa Felicidade
O bairro de Santa Felicidade tem tantos passeios legais para os turistas que fica difícil escolher um só. Por isso, a dica é tirar ao menos uma tarde para explorar o máximo possível o que a região oferece. O grande destaque é a cultura italiana, que pode ser vista em cada detalhe de Santa Felicidade.
Durante o passeio no bairro, você pode conhecer as vinícolas locais, passear no Bosque Italiano, conhecer a Casa Culpi e o Museu do Vinho. Quem gosta de levar lembrancinhas, também não pode deixar de passar na feirinha de artesanato. E é claro que para fechar a noite, nada melhor do que provar uma boa massa italiana nos restaurantes da região.
Ópera do Arame
Se você gosta de conhecer arquiteturas diferentes, a Ópera do Arame também precisa ser incluída no roteiro. O espaço se destaca pela sua construção, que pode ser comparada ao entrelaçar de fios de arame, fazendo referência ao seu nome. Tamanha beleza faz com que o local também seja ideal para fazer registros diferentes da viagem.
A dica é aproveitar para ir até a Ópera do Arame nos finais de semana, período em que o espaço também se torna sede de eventos culturais locais. Quem desejar esticar o passeio, ainda pode ir conhecer o Espaço Cultural Paulo Leminski, que fica a poucos minutos a pé do local.
Bosque Alemão
Se o bairro de Santa Felicidade traz um pouco da cultura italiana para Curitiba, o Bosque Alemão é responsável por apresentar um pouco da cultura alemã na região. Você pode aproveitar o passeio para caminhar com tranquilidade no local e fazer trilhas enquanto observa as construções ao redor, que contam com muitas características alemãs.
Quem deseja ter uma visão ainda mais privilegiada do bosque e do seu entorno, pode aproveitar para conhecer o mirante. Aberto aos turistas, ele permite que você veja Curitiba do alto!
Feirinhas e restaurantes locais
Para fechar os passeios na cidade de Curitiba com chave de ouro, você não pode deixar de explorar as feirinhas e os restaurantes locais. Apesar de não serem considerados pontos turísticos, esses espaços contam muito bem a história da capital e rendem passeios para lá de especiais.
Nas feirinhas, você pode comprar lembranças da viagem para você e presentes para pessoas especiais, ajudando também a fortalecer o comércio local. Já nos restaurantes e bares, você tem a oportunidade de experimentar pratos típicos da região e entender porque tantas pessoas se apaixonam por Curitiba!