Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Diferença entre barriga de grávida e gordura

diferença entre barriga de grávida e gordura

Nesse post mostraremos a diferença entre barriga de grávida e gordura.

Ao contrário da crença popular, nem todas as mulheres percebem imediatamente que estão grávidas. Existem várias instâncias disso, especialmente quando a única base é o excesso de gordura corporal da mulher, especialmente ao redor do estômago. Ajuda saber as diferenças entre gordura e barriga de grávida.

Existem muitas diferenças entre uma barriga de grávida e uma barriga gorda . Barrigas grávidas são firmes, mas também flexíveis. As barrigas gordas são macias e moles.

A área inchada também é diferente – a maior parte estará na parte inferior do abdômen se você estiver grávida, enquanto o inchaço na parte superior do abdômen é um dos sinais mais visíveis de que você tem uma barriga gorda. Simplificando, a gravidez faz sua barriga inchar como um balão, enquanto a gordura normal apenas se acumula em camadas extras.

Vale a pena notar que os profissionais médicos desaconselham as mulheres a deduzir se estão grávidas ou não apenas observando as mudanças externas em seus corpos. Embora uma barriga crescendo seja um sinal de gravidez, existem outras causas possíveis para essa condição.

Diferença entre barriga de grávida e gordura

1. Barriga de Grávida é Firme enquanto a Barriga de Gordura é Macia

Uma das principais diferença entre barriga de grávida e gordura é a firmeza. Um bebê em desenvolvimento ocupa muito espaço e não apenas alonga seus músculos abdominais, mas também começa a pressionar alguns de seus órgãos! Isso torna sua barriga firme e redonda e é perceptível já no primeiro trimestre.

As barrigas gordas são moles e mais macias do que as barrigas de gravidez. A gordura da barriga que você pode beliscar é a gordura subcutânea, que se refere à gordura sob a pele. A quantidade de gordura subcutânea em seu corpo depende de sua genética, nutrição e atividades físicas.

É importante enfatizar que, mesmo que você não esteja grávida, sua barriga pode ficar firme. Sua gordura visceral, que pertence à gordura que envolve seus órgãos, é responsável por isso. A gordura visceral contribui para várias doenças e condições de saúde, tornando-se prejudicial.

2. A barriga da grávida cresce na parte inferior do abdômen, enquanto a barriga gorda se desenvolve na parte superior do abdômen

Quando o quarto ou quinto mês se aproxima, o útero pressiona levemente a parede abdominal para fora. Você notará uma protuberância em sua barriga até então. Por outro lado, uma barriga gorda resulta da acumulação de depósitos de gordura na zona superior do abdómen.

É um desafio prever qual entre a parte superior e a inferior do estômago se expandirá primeiro quando você estiver grávida, porque difere para cada indivíduo. Altura, peso e tipo de corpo afetam isso. Também é diferente para mães de primeira viagem e mulheres que já passaram por uma gravidez anterior.

Existem muitos fatores que contribuem para o aparecimento da barriga do bebê. As mães de primeira viagem geralmente podem ver uma protuberância visível entre 12 e 16 semanas. As mulheres que já estiveram grávidas perceberão isso mais cedo porque suas paredes abdominais já passaram pelo processo de alongamento.

Naturalmente, o número de fetos também importa. A barriga vai ser mais significativa se você for uma mãe grávida de gêmeos ou mais. As mulheres com sobrepeso também podem notar a barriga mais tarde do que as pessoas com peso corporal mais baixo.

3. A barriga de grávida parece um balão inflado, enquanto a barriga de gordura tem camadas

Outra das muitas diferenças entre barriga de grávida e gordura vem de sua aparência. Uma barriga de grávida se assemelha a um balão redondo e inflado.

Isso ocorre porque apenas o abdome se expande, principalmente na região inferior – mais perto do útero. Por outro lado, as barrigas gordas são compostas por camadas macias e quase acolchoadas. Essa gordura tende a se acumular na camada superior do abdômen.

Para mulheres com sobrepeso ou obesas, elas também podem notar que algumas de suas outras partes do corpo – geralmente seus braços e coxas – começam a ficar um pouco mais macias ao toque. Ser capaz de dizer a diferença entre barriga de grávida e gordura é importante, mas não se esqueça que essas situações nem sempre são mutuamente exclusivas!

4. Barriga de Grávida é mais Pesada que Barriga de Gordura

Essencialmente, uma barriga de grávida é mais pesada do que uma barriga gorda porque a primeira implica que um bebê está crescendo dentro de você. Você se sentirá pesada e a região lombar doerá por volta da 20ª semana de gravidez.

Sua barriga pesada tornará desafiador caminhar, sentar e até deitar. Você também pode ter problemas para dormir. Espere notar mais estrias e seu útero se alinhando ao umbigo.

Diferentes tipos de barrigas gordas

1. Barriga inchada ou inchada

Inchaço no estômago é tipicamente um subproduto de muito gás intestinal ou acúmulo de fluidos. Geralmente é temporário e acontece depois de comer. Alimentos específicos aumentam a chance de inchaço (por exemplo, laticínios, frutas com alto teor de frutose, trigo, refrigerantes, etc.).

Em alguns casos, uma barriga inchada é um sintoma de síndrome do intestino irritável (SII) ou supercrescimento do intestino delgado. Além do inchaço, você sentirá dor abdominal, diarréia e constipação se tiver qualquer um dos problemas de saúde.

2. Barriga Hormonal

Seus hormônios são responsáveis ​​por regular várias funções corporais. Se houver uma anormalidade ou desequilíbrio em seus hormônios, isso pode causar uma barriga hormonal. Mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) geralmente ganham peso significativo ao redor do abdômen.

Da mesma forma, as mulheres que entram na fase da menopausa experimentarão uma queda no nível de estrogênio, aumentando a gordura abdominal. Vale a pena notar que alimentos pouco saudáveis, estresse e falta de descanso adequado também afetam seus hormônios e, portanto, podem levar a uma barriga hormonal.

3. Barriga estressada

O estresse crônico ou prolongado pode causar acúmulo de excesso de gordura abdominal, levando a uma barriga estressada. O cortisol, o hormônio que regula sua resposta ao estresse, está relacionado à obesidade abdominal.

Seu nível de açúcar no sangue aumentará devido ao estresse prolongado, aumentando seu nível de cortisol. Este processo é o que faz com que seu abdômen acumule excesso de gordura. Se você tem uma barriga estressada, notará que está sempre com fome e sobrecarregado.

4. Álcool ou Barriga de Cerveja

Quando você consome muito álcool, fica mais propenso a ter uma barriga de cerveja (também chamada de pneu sobressalente ou pasta de meia-idade), que se refere a uma barriga grande e saliente. Ao contrário do nome, o culpado não é a cerveja em si, mas as calorias.

. Barriga da mãe ou barriga pós-parto

Após o parto, algumas mulheres notam uma protuberância abaixo do umbigo. Este caso é típico entre as mães. Afinal, os músculos abdominais esticados durante a gravidez vão se soltar naturalmente após o parto.

Uma das maiores diferenças entre uma barriga de grávida e uma barriga gorda pode ser vista aqui: depois que o bebê nasce, eles não pressionam mais os músculos abdominais da mãe. Sua barriga começa a perder sua antiga firmeza e realmente começa a se assemelhar a uma barriga gordurosa normal.

Você pode verificar isso com um teste de pinça: dê um pequeno aperto na pele da barriga. Se você tem mais do que alguns milímetros de espaço entre os dedos, é provável que tenha um pouco de gordura abdominal para queimar! Dito isto, a gravidez sempre enche seu corpo de muita gordura, então espere alguns meses antes de considerar seus resultados.

Possíveis causas da gordura abdominal

1. Dieta

O principal contribuinte para ganhar gordura da barriga é a sua dieta. Consumir alimentos ricos em açúcar adicionado (por exemplo, alimentos processados, bebidas açucaradas, sobremesas, etc.) aumentará a gordura da barriga. O consumo excessivo de álcool também é uma causa típica de ganho de gordura abdominal.

Ajuda ser cauteloso ao comer alimentos que contenham gorduras trans. Produtos pré-embalados e produtos de panificação têm altos níveis de gorduras trans. Vale a pena notar que esta é uma das gorduras menos saudáveis ​​que contribui para a gordura visceral, o que leva a más condições de saúde.

2. Idade

Conforme você envelhece, é inevitável diminuir sua atividade física. Seu metabolismo também diminuirá com a idade. Dados esses dois fatos, é natural que você queime menos calorias e ganhe peso.

A maioria das mulheres ganha gordura na barriga quando atingem o período da menopausa. Seus níveis de estrogênio caem significativamente durante esse período. O estrogênio é o hormônio que ajuda a armazenar a gordura em diferentes partes do corpo, especificamente nos quadris, coxas e nádegas, para apoiá-la durante a gravidez.

Quando os níveis de estrogênio diminuem, sua barriga acumula gordura. Você pode evitar o risco de ganhar gordura abdominal devido a quedas hormonais por meio da terapia com estrogênio. Você deve consultar um profissional de saúde se desejar usar esta intervenção.

3. Medicamentos

Certos medicamentos, como antidepressivos e pílulas anticoncepcionais, afetam seu apetite. Se a fome controlar o consumo de alimentos, é inevitável ganhar gordura abdominal.

Alguns medicamentos também afetam onde seu corpo armazena gordura. Por exemplo, as pessoas com prescrição de corticosteróides podem perceber que seu corpo armazena gordura no estômago, aumentando seu tamanho.

Por fim, alguns medicamentos deixam você exausto e desmotivado, dificultando o exercício e a queima de calorias. Esse cenário geralmente resulta em ganho de peso e gordura abdominal.

4. Estilo de vida sedentário

Viver sua vida com pouca ou nenhuma atividade física expõe você ao risco de várias condições prejudiciais à saúde, como obesidade, diabetes tipo 2, câncer, doenças cardiovasculares, etc. Ficar inativo por um período prolongado afetará seu metabolismo e enfraquecerá seu sistema imunológico .

5. Genética

Além da idade, a genética afeta o metabolismo. Existem muitos genes diferentes e variantes genéticas que afetam não apenas o seu metabolismo, mas também a sua resposta à gordura e aos carboidratos. Um dos genes que merece destaque é o gene FTO, que aumenta o risco de obesidade.

6. Estresse Crônico

Desconhecido para muitos, o estresse crônico afeta significativamente sua saúde física, emocional e mental. Quando o cortisol (o principal hormônio do estresse) está em excesso, ele circula no corpo por um tempo prolongado. Esta ocorrência leva ao desenvolvimento de gordura abdominal de cortisol.

O cortisol também aumenta o apetite, incentivando você a consumir mais alimentos. Quando estressado, você pode achar difícil fazer escolhas alimentares racionais. Você provavelmente desejará mais produtos de panificação e alimentos processados.

Seus níveis de cortisol também afetam diretamente vários de seus hormônios, incluindo testosterona, estrogênio e hormônios da tireoide. Isso afeta seu metabolismo e impede que você queime o número de calorias que deve queimar diariamente para se manter saudável.

Como perder gordura abdominal

Devido aos vários riscos associados à gordura da barriga, perdê-la é vital para uma vida mais saudável. Abaixo estão algumas maneiras de se livrar do excesso de gordura no estômago.

Se você tem uma barriga inchada

1. Identifique a Causa

Existem outras causas de barriga inchada além dos gases, como intolerância alimentar, ingestão excessiva de ar, constipação ou desequilíbrios nas bactérias do intestino. De acordo com pesquisas, estresse, ansiedade, mudanças no ciclo menstrual, dieta rica em gordura e ganho de peso contribuem para o inchaço.

2. Evite alimentos que desencadeiam o inchaço

Certos alimentos contêm compostos difíceis de digerir (por exemplo, frutas como pêssegos, vegetais como brócolis, etc.), e comê-los geralmente causa inchaço. Os compostos não digeridos se acumulam no intestino grosso. Uma vez que as bactérias os fermentam, o gás no corpo aumentará.

3. Limite o consumo de laticínios

Se você é intolerante à lactose, o conselho padrão é evitar o consumo de laticínios. No entanto, vale a pena notar que os produtos lácteos contêm fontes primárias de nutrientes essenciais, como cálcio, zinco e proteínas. Portanto, é melhor consultar seu médico antes de mudar sua dieta.

4. Consuma suplementos probióticos

Nem todas as bactérias são prejudiciais à saúde. Os probióticos, por exemplo, são microrganismos vivos que ajudam o corpo a digerir os alimentos e a aliviar problemas digestivos, como inchaço. Você pode experimentar suplementos probióticos ou comer alimentos ricos neles, como iogurte, kimchi, missô e kombucha.

5. Evite comer grandes refeições e alimentos gordurosos

Comer grandes porções de comida vai esticar o estômago, levando ao inchaço. Além disso, se você comer alimentos que contenham carboidratos não digeríveis, seu corpo produzirá e reterá mais gases. Limitar o consumo de alimentos e evitar alimentos salgados e gordurosos é o melhor.

6. Tome suplementos de hortelã-pimenta

Embora limitada, há pesquisas sobre cápsulas de óleo de hortelã-pimenta como auxílio digestivo. De acordo com um estudo, a hortelã-pimenta em forma de suplemento ajuda a aliviar os sintomas de inchaço e distensão. No entanto, vale a pena notar que este tópico requer mais pesquisas.

7. Tente não engolir muito ar

Pessoas com aerofagia tendem a engolir muito ar e são mais propensas a inchaço, arrotos e distensão. Suponha que você tende a engolir quantidades excessivas de ar. Nesse caso, não coma rapidamente, evite mascar chicletes e limite o consumo de refrigerantes.

8. Faça do exercício um hábito

Exercícios leves reduzem os sintomas de inchaço. Andar de bicicleta ou fazer caminhadas de 10 a 15 minutos após as refeições eliminará a sensação de plenitude ou inchaço. Exercitar-se regularmente também ajuda a evitar o rápido ganho de peso, o que contribui para o inchaço ao restringir a evacuação.

Se você tem uma barriga hormonal

Uma maneira de se livrar de uma barriga hormonal é através da terapia hormonal. No entanto, como muitos tratamentos, a terapia hormonal também apresenta riscos à saúde. Portanto, é aconselhável consultar um médico primeiro.

Outras formas naturais de perder gordura abdominal hormonal incluem limitar a ingestão de açúcar e praticar atividade física regular. Alimentos saudáveis ​​como frutas, legumes, proteínas magras, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e vegetais crucíferos como couve-flor e brócolis também ajudam.

Se você tem uma barriga estressada

1. Reduza o Estresse

Naturalmente, a melhor maneira de se livrar de uma barriga estressada é limitar o estresse e garantir o equilíbrio dos níveis de cortisol. Você pode reduzir o estresse fazendo exercícios respiratórios, ouvindo música calmante ou edificante e tomando banho de sol. Faça o que for melhor para você.

2. Faça uma dieta balanceada

Seu corpo precisa de energia e dos nutrientes necessários para controlar ou combater o estresse. Comer uma dieta balanceada com base na pirâmide alimentar ajudará a reduzir o estresse. Coma alimentos ricos em magnésio, antioxidantes, vitamina B2, vitamina E e zinco (por exemplo, nozes, peixe, grãos integrais, abóbora, etc.).

3. Exercite-se moderadamente

O exercício, quando feito moderadamente, é benéfico para você. No entanto, o exercício intenso só contribui para o aumento dos níveis de cortisol. É aconselhável fazer exercícios para melhorar o humor em vez de treinos intensos.

4. Melhore seus hábitos de sono

Além de ganhar gordura na barriga, o estresse crônico afeta seu padrão de sono. Conseqüentemente, você desenvolverá mais gordura visceral se dormir menos do que a quantidade necessária de horas por dia. Em outras palavras, você deve melhorar seus hábitos de sono para evitar esse ciclo vicioso.

Se você tem uma barriga de cerveja

A principal causa de uma barriga de cerveja é o álcool. Portanto, se você quiser perdê-lo, beba álcool moderadamente e beba água antes, durante e depois de beber álcool. Muitas pessoas bebem para aliviar o estresse, mas beber em excesso causa ganho de peso, o que pode causar ainda mais estresse.

Se você tem barriga de mãe ou barriga pós-parto

É natural que o corpo de uma mulher mude drasticamente e ganhe gordura na barriga após o parto. Muitos acham que precisam fazer flexões imediatamente para trabalhar os músculos abdominais. No entanto, fazer isso alongará ainda mais o tecido conjuntivo entre os músculos abdominais.

Começar com inclinações pélvicas é mais aconselhável. Você pode fazer exercícios de fortalecimento do núcleo duas a três vezes por semana. Você também pode fazer prancha de antebraço, trituração reversa e chutes de tesoura.

Outras maneiras de se livrar da gordura da barriga

Acompanhe seus hábitos sentados

Desconhecido para muitos, passar longas horas sentado causa danos e representa riscos à saúde. Lembre-se de fazer pausas frequentes se suas tarefas diárias o forçarem a ficar sentado por longos períodos. Caminhe, dê um passeio, estique os membros ou tome uma bebida saudável.

Fazer pequenas pausas ajudará você a perder gordura da barriga, refrescar a mente e aumentar a produtividade. Você também pode considerar usar a escada em vez de usar o elevador. Segundo especialistas, subir escadas queima mais calorias do que correr.

Você pode tentar estudar, trabalhar ou realizar tarefas que exijam ficar sentado em pé (se as circunstâncias permitirem). Isso diminuirá suas horas sentadas e trará vários benefícios. Uma mesa de pé é excelente para este trabalho.

Monitore seu consumo de alimentos

Rastrear sua ingestão de alimentos ajudará você a evitar subestimar ou superestimar seu consumo. Fazer isso não significa pesar ou medir obsessivamente toda a comida que você come. Em vez disso, acompanhar o consumo de alimentos ajudará você a planejar com eficácia e atingir seus objetivos.

Em primeiro lugar, se você deseja perder gordura da barriga, a primeira coisa que você deve fazer é evitar comer alimentos com adição de açúcar. O açúcar adicionado traz um impacto negativo na sua saúde metabólica. Contribui para o acúmulo de gordura ao redor do fígado e do abdômen.

Também é aconselhável evitar bebidas adoçadas com açúcar (por exemplo, refrigerantes, sucos de frutas, isotônicos, etc.) porque têm mais calorias. Cuidado com alimentos e bebidas comercializados como saudáveis ​​porque alguns ainda contêm muito açúcar. A leitura dos rótulos ajudará você a evitar esse cenário.

Em segundo lugar, coma menos carboidratos e mais proteínas. A proteína ajuda na perda de peso porque reduz os desejos e aumenta o metabolismo. A pesquisa também mostra que as pessoas que comem mais proteína têm menos gordura abdominal.

Vale ressaltar que os carboidratos aumentam o apetite. Tente aderir a uma dieta pobre em carboidratos. Você também pode querer comer alimentos ricos em fibras (por exemplo, legumes, frutas, vegetais, etc.), porque comer muito ajuda na perda de peso.

Outros sintomas de gravidez que você deve saber

Nem todo mundo tem a mesma estrutura corporal e experiências. Portanto, não se deve confiar nas aparências físicas externas ao determinar se está grávida ou não. Abaixo estão alguns sinais que podem indicar gravidez.

1. Período Menstrual Atrasado

Um dos sinais mais reveladores da gravidez é a falta de menstruação. Se você estiver grávida, seus níveis de estrogênio e progesterona aumentarão. Além disso, o revestimento do útero vai engrossar para nutrir o óvulo fertilizado.

Embora a falta de menstruação seja um sinal revelador de gravidez, é importante observar que pode ser devido a outras causas. Uma das causas mais comuns é o controle de natalidade hormonal. Algumas mulheres que tomam anticoncepcionais não menstruam porque isso torna o revestimento do útero muito fino.

O estresse também é um fator contribuinte. As pessoas reagem ao estresse de maneira diferente. As mulheres que sofrem de estresse crônico sofrem de desequilíbrio de cortisol, afetando seus ciclos menstruais.

Flutuações de peso e medicamentos específicos também contribuem para desequilíbrios hormonais que podem causar períodos menstruais ausentes ou tardios. Outras causas possíveis incluem exercícios excessivos, mudanças na dieta, síndrome dos ovários policísticos (SOP), menopausa e doenças da tireoide.

2. Mudanças nos hábitos de banheiro

Seus hormônios são vitais na regulação de diferentes funções do corpo, especialmente durante a gravidez. À medida que seus níveis hormonais aumentam, você provavelmente terá constipação. Você também sentirá a necessidade de urinar com frequência.

Essas mudanças geralmente ocorrem durante o segundo trimestre. Além do hormônio progesterona, seu estilo de vida, incluindo sua dieta, ingestão de líquidos e exercícios, também afeta seus hábitos de banheiro. Por fim, à medida que o feto cresce, seu útero fica mais pesado, pressionando o intestino.

3. Enjôo matinal

O enjôo matinal é talvez o sintoma de gravidez mais retratado na mídia popular. Algumas mulheres terão vômitos e náuseas por volta da sexta semana de gravidez no segundo mês.

Há um equívoco comum de que as mulheres só sentem enjoos matinais durante o dia por causa de seu nome. Ainda assim, pode acontecer a qualquer hora do dia – além disso, nem todas as mães sentem enjoos matinais.

4. Spotting

Sangramento vaginal leve, ou spotting, pode ser assustador, especialmente para mães de primeira viagem. A cor do sangue varia de rosa e vermelho a marrom escuro. Na maioria dos casos, o bebê é saudável e não há motivo para alarme.

Spotting durante o primeiro trimestre pode ser devido ao sangramento de implantação e ocorre vários dias após a concepção. Se o sangramento de implantação não for a causa, talvez você precise ir ao médico imediatamente porque pode estar passando por uma gravidez ectópica.

Uma gravidez ectópica ocorre quando o óvulo fertilizado se fixa ao revestimento fora do útero. É perigoso e pode até mesmo ser fatal. Você pode sentir dor abdominal, tontura, pressão retal ou desmaio com sangramento leve a intenso.

Sangramento vaginal leve no primeiro trimestre também pode resultar de perda precoce da gravidez. Entre em contato com seu médico imediatamente se sentir dores nas costas, contrações, perda de peso e declínio nos níveis hormonais da gravidez.

Enquanto isso, manchas durante o segundo trimestre podem resultar de irritação ou crescimento no colo do útero. Esta condição é comum e normalmente não requer atenção médica imediata. No terceiro trimestre, manchas podem significar o início do trabalho de parto.

5. Dores de cabeça

Muitas mulheres grávidas sofrem de dores de cabeça, embora a causa possa variar no primeiro, segundo ou terceiro trimestre. As dores de cabeça geralmente são inofensivas, mas também podem ser um sintoma de outros problemas de saúde.

Mantenha um diário para registrar a frequência e a gravidade de suas dores de cabeça. Ter um registro com você ajudará seu médico a detectar possíveis sinais de outros riscos à saúde.

6. Alteração na cor dos seios e mamilos

Como mencionado anteriormente, a gravidez traz inúmeras mudanças em seu corpo. Você notará seus seios ficando maiores e seu mamilo e aréola ficando mais escuros. Estas são a maneira do seu corpo se preparar para a amamentação.

7. Cólicas

Muitas mulheres confundem cólicas ou espasmos estomacais com dores nos ovários durante a gravidez. A causa varia dependendo do termo da gravidez. Cólicas durante o primeiro trimestre geralmente resultam de alterações hormonais.

Enquanto isso, você sentirá cólicas durante o segundo trimestre, à medida que o útero cresce para acomodar o feto em desenvolvimento. Seus músculos e ligamentos também se alongarão, causando dor. As contrações do trabalho de parto causam cólicas no terceiro trimestre.

Maneiras infalíveis de determinar se você está grávida

Além de procurar sintomas de gravidez, é aconselhável fazer um teste de gravidez para confirmação. Você pode usar testes de gravidez caseiros (HPTs) ou pedir ao seu médico para testá-lo. É fácil adquirir HPTs porque são baratos e a maioria das farmácias os vende.

A precisão dos HPTs depende de vários fatores. Em primeiro lugar, não é aconselhável usá-los logo após a falta de um período. Use-o uma semana após a falta de menstruação para uma leitura mais precisa.

Em segundo lugar, você deve seguir as instruções anexadas ao HPT. Existem diferentes tipos de HPTs. Alguns exigem urinar no bastão de teste, enquanto outros o instruem a coletar a urina em um copo onde você deve molhar o bastão de teste.

Por fim, vale a pena notar que certos medicamentos afetam os HPTs. Portanto, é melhor consultar o seu médico e pedir-lhe para realizar exames de sangue para detectar a gonadotrofina coriônica humana (hCG). Um exame de sangue detecta a gravidez antes dos HPTs (geralmente seis a oito dias após a ovulação).

Pensamentos finais

A diferença entre barriga de grávida e gordura pode ser difícil de detectar – especialmente se a gravidez ainda estiver no primeiro trimestre. Como essas duas condições devem ser tratadas de maneira diferente, uma falsa impressão pode ser desastrosa. Isso pode ser especialmente difícil de discernir se você já estiver um pouco gordinho!

Embora existam muitas diferenças entre uma barriga de grávida e uma barriga gorda, esses sinais nunca podem ser 100% confiáveis. Se você suspeitar de gravidez, verifique da maneira correta: compre um teste de gravidez ou consulte seu médico. Em ambos os casos, você deve prestar mais atenção às suas necessidades pessoais de saúde.