No fim do ano, as notícias de pets feridos devido a fogos de artifício são cada vez mais frequentes. Aqui estão algumas dicas para ajudar o bichinho nessa época
Cada vez mais, os pets estão fazendo parte de famílias ao redor do mundo, ainda mais com a geração mais jovem desejando não ter filhos. Com isso, a adoção de pets aumentou nos últimos anos, dado a diversos fatores.
Com a adoção, novos acessórios são comprados, como caminha para cachorro ou gato, brinquedos, ração, entre outros acessórios para o conforto do animal de estimação. Porém, chegando no fim de ano, os pets necessitam de atenção e cuidado redobrado.
Fogos de artifício e pets
Com o fim de ano chegando, tornam-se comuns as discussões sobre o efeito dos fogos de artifícios nos pets. Isso porque eles possuem a audição sensível, e fogos de artifício podem assustá-los, causando tragédias.
Nessa época do ano, notícias sobre cachorros que ficaram com audição danificada, se machucaram ou até pularam de janelas devido a fogos de artifício são mais frequentes. Por isso, algumas medidas foram tomadas a fim de que isso não aconteça.
Um exemplo é no centro da cidade de São Paulo, em que fogos de artifício silenciosos são lançados justamente para não prejudicar os pets. No entanto, não é todo lugar que é assim. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar seu pet a superar o medo de fogos de artifício de forma saudável.
O que não fazer
Antes das dicas do que fazer, é importante também saber o que não é recomendado fazer nessas horas para que o medo se intensifique. Sua atitude é muito importante nessa hora, uma vez que pode influenciar como o pet se sentirá.
Não reforce o medo
O instinto de muitas pessoas quando o pet está com medo de fogos de artifício é abraçá-lo, acariciá-lo e dizer que vai ficar tudo bem. No entanto, essa ação acaba reforçando o medo de fogos de artifício e prejudicando-o a longo prazo, tornando mais difícil a superação do medo.
Não o deixe sozinho
Apesar de não ser recomendado reforçar o medo, acariciá-lo e abraçá-lo, não significa que você não pode estar junto com ele nesse momento. Afinal, continua sendo um momento difícil para ele. Por isso, fique com ele durante esse momento para ele saber que você está ali, mas mantenha certa distância.
O que fazer
Agora que você já sabe o que não fazer, confira algumas dicas do que fazer para seu pet superar o medo de fogos de artifício.
Acostume-o com o som
Para começar, você pode acostumá-lo com o som de fogos de artifício. Uma técnica é deixá-lo brincar com seu brinquedo favorito e colocar de fundo, bem baixinho, o som de fogos de artifício, e ir aos poucos aumentando. Veja como seu pet reage. Se começar a incomodar, volte alguns volumes que o deixem confortável e tente o processo novamente.
Deixe-o livre para se esconder
Na hora dos fogos de artifício, se ele ficar com medo, o recomendado é que você o deixe livre para se esconder onde ele preferir. Porém, o acompanhe e fique por perto. Se quiser, pode até deixar a caixa de transporte ou a casinha dele por perto para o pet se esconder.
Se preferir, coloque-o em um cômodo fechado
Se sua casa não tem muito espaço, uma opção é deixá-lo dentro de um cômodo fechado, dessa forma, o som será abafado e ele não correrá pela casa toda. Uma dica que você pode seguir é colocar sons relaxantes nesse cômodo, a fim de que seu pet se acalme aos poucos.