Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Educação ambiental: ideias para ensinar a sustentabilidade para jovens

Na escola ou em casa, por meio de atitudes simples, adultos podem ensinar valores valiosos para a vida dos mais jovens

Quem não sonha em entrar de férias e fazer um passeio para se conectar com a natureza, não é mesmo? Procurar uma agência de ecoturismo para realizar uma viagem com esse fim é uma ótima maneira de ter mais contato com a natureza e aprender sobre as maravilhas que ela resguarda. 

Contudo, também é fundamental que a preocupação pela sustentabilidade não exista apenas quando se vai viajar; ela precisa fazer parte do dia a dia de todos. Isso é ainda mais imprescindível no convívio dos mais jovens, que ainda estão aprendendo esses conceitos e sua importância. Abaixo, conheça algumas ideias e sugestões criativas que são capazes de ensinar essas ideias, de forma prática, para a próxima geração.

Criação de uma horta coletiva

Uma dica de sustentabilidade que vale ouro é a criação de uma horta coletiva, seja comunitária em algum bairro ou na escola. Proporcionar a experiência de cultivo desde cedo desperta na criança a consciência ambiental, colaborando para solidificar características como formação de caráter e trabalho em equipe.

Essa prática também ajuda a desenvolver o senso de comunidade e as relações interpessoais de crianças e jovens. Desse modo, torna-se mais compreensível entender como a terra se conecta com a existência de todos e como manter essa sustentabilidade é a chave.

Adoção de caronas solidárias

Pensa que poluição é apenas quando alguém joga lixo na rua ou você vê imagens de rios e mares sujos de lixo? Nada disso! Um conceito importante para se passar aos jovens é a poluição do ar, um grande problema nos centros urbanos. Além da qualidade do ar ser impactada, os gases poluentes colaboram para reforçar o efeito estufa e o aquecimento global, proporcionando outras consequências negativas para o meio ambiente em todo o mundo.

Uma medida simples que reforça a conscientização ambiental nos jovens é o incentivo à adoção das caronas solidárias. Caso os jovens morem perto um dos outros ou estejam indo para o mesmo local, por que não compartilhar o mesmo carro? É menos um veículo no trânsito, de modo que além de causar menos poluição, deixa o tráfego mais rápido e menos congestionado.

Uso dos coletores seletivos

É muito importante entender, desde cedo, porque é preciso descartar o lixo corretamente. Quando isso é feito de maneira apropriada, é possível que os centros de coleta seletiva possam recuperar o lixo reciclável, obtendo matéria-prima para a criação de novos objetos sem utilizar mais recursos da natureza.

A instalação de coletores seletivos em casa, na escola ou em lugares de fácil acesso, com recipientes coloridos e bem marcados, ajuda a entender onde descartar cada tipo de lixo. Consequentemente, além do descarte consciente tornar-se um hábito, o trabalho e os gastos envolvendo a limpeza dos espaços será reduzido.

Promoção de atividades e projetos ambientais

Outra medida que adultos e instituições de ensino podem adotar é a promoção de atividades e a elaboração de projetos ambientais. Organizar eventos que envolvam palestras ou a exibição de filmes e documentários sobre o tema é uma possibilidade, mas nada como fazer algo prático para garantir um aprendizado mais assertivo.

Assim, é válido organizar atividades com o plantio de árvores e realizar campanhas de limpeza ou criação de hortas escolares. Essas experiências diretas com a natureza e de aplicação da sustentabilidade no dia a dia são essenciais para que os jovens entendam melhor a importância desse tema.

Uso de práticas sustentáveis na infraestrutura escolar

A escola ainda pode aplicar exemplos práticos de sustentabilidade de outras maneiras. Uma ótima ideia é investir em melhorias de infraestrutura, visando à redução do impacto ambiental, utilizando materiais sustentáveis na construção e na reforma dos prédios. Desse modo, o consumo de recursos será reduzido e os alunos terão uma noção mais clara de como isso precisa estar presente em todas as áreas da vida.