Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Porquinho da índia grávida: 5 cuidados necessários

Porquinho-da-india-gravida

Se você escolheu ter um porquinho da índia como mascote deve ficar atento, pois existem alguns fatores importantes para o cuidado adequado desse animal. Caso você tenha um casal desses roedores em casa, precisa se preparar, também, para receber os filhotes. 

O porquinho da índia peruano é um animal independente, amigável e fácil de cuidar, por mais que tenha suas peculiaridades.  

Com os cuidados certos, o seu roedor  vai ser um bichinho de estimação amoroso e com uma vida longa e feliz. 

Uma hora ou outra a família do seu pet vai aumentar e você precisa estar preparado. Neste artigo vamos falar sobre  sobre os cuidados necessários com uma fêmea prenha de porquinho da índia peruano

Quais são as principais características de um porquinho da índia peruano?

O porquinho da índia mede 27cm, em média, e o peso máximo de 1,2kg, com expectativa entre 5 e 8 anos.  Seu pelo é chamativo e macio, podendo atingir 50cm de comprimento e aparecendo em diversos tons e padrões. 

Seu temperamento é bastante dócil e carinhoso, sendo sociável e amigável, apesar de ser muito medroso e estranhar novas pessoas, animais ou locais. 

Estes animais gostam de viver em grupo, então é importante sempre deixá-los em duplas.

Possuem ração específica que pode ser encontrada em pet shops, porém, você também pode oferecer folhas, frutas e legumes de vez em quando. Os alimentos precisam ser completamente higienizados e sempre frescos, precavendo uma intoxicação alimentar. 

Em geral, as frutas e legumes que servem para hamster, também caem bem na dieta do porquinho. 

Em termos de alimentação esses roedores são gulosos, podendo desenvolver quadros de doenças e obesidade caso não tenham uma alimentação balanceada. 

Como é a gravidez de um porquinho da índia peruano?

Como esses roedores são delicados e precisam de bastante atenção, os bebês e a mamãe vão precisar de cuidados constantes. Então os veterinários recomendam procurar ajuda especializada. 

Quando se tem uma porquinha da índia é importante saber alguns pontos importantes:

  1. Maturidade: os porquinhos da índia peruanos podem engravidar a partir de um mês de vida. 
  2. Cio: as fêmeas entram no cio por quinzena e por um período de 48h. 
  3. Duração: pode durar entre 55 e 72 dias. 
  4. Ninhada: em cada gestação pode nascer entre 1 e 6 filhotes. 

Como a gestação de porquinhos da índia é constante, recomenda-se manter os casais em gaiolas separadas. 

Sinais da gravidez: como identificar uma porquinho da índia grávida?

Esse é o verdadeiro desafio de quem tem um porquinho da índia como pet. Isso porque o período de gestação é curto e os sinais não são simples de entender, principalmente no início. 

Porém é importante aprender a identificar alguns sinais como:

  1. Mudança de comportamento: as fêmeas ficam mais agressivas e com aparência cansada.
  2. Fome e sede: é importante fornecer tudo o que sua porquinha precisa para que ela tenha uma alimentação saudável e balanceada, além de uma gestação saudável. 
  3. Crescimento: a fêmea fica maior e com o formato de pera. 
  4. Mamas aumentadas: como os roedores são mamíferos, a fêmea já está preparando seu corpo para a produção de leite. 

Cuidados necessários com uma porquinho da índia grávida

Até aqui já aprendemos as características básicas, como identificar a gravidez nos porquinhos da índia e como essa gestação acontece. Agora nós vamos te ensinar o que você precisa saber sobre os cuidados com a mamãe. 

Durante esse período algumas ações são necessárias para facilitar a vida da mamãe, são elas: 

  1. Sobre alimentação: ração de qualidade e uma porção maior que o normal. Dê petiscos
  2. Contato: evite manusear a fêmea durante esse período, além de ficar mais arisca, qualquer movimento pode ser prejudicial aos filhotes. 
  3. Prepare o ambiente: nesse momento é muito importante preparar um espaço calmo e tranquilo, com pouco barulho. 
  4. Momento do parto: certifique-se de monitorar o parto e deixar a futura mamãe tranquila. 
  5. Fique atento a sangramentos: se notar que o porquinho da índia peruano está sangrando muito, fazendo muito esforço ou outros sinais de dificuldade, VÁ IMEDIATAMENTE A UM VETERINÁRIO. 
  6. Para os primeiros dias dos filhotes: diferente de outros mamíferos, os porquinhos da índia nascem grandinhos, com os olhos abertos e dentinhos, mas nesse período é necessário deixar os filhotinhos com sua mãe nos primeiros dias. Não pegue os bebês pois a mãe pode ficar nervosa e os filhotes ainda tem a saúde frágil. 

Outra coisa interessante para saber sobre os filhotes de porquinho da índia é que, em poucos dias, eles já estarão prontos para comer ração e beber água por conta própria. Como as porquinhas fêmeas podem engravidar já no primeiro mês de vida é importante, também, separar os filhotes na quarta semana. 

Por fim, lembre-se de que a reprodução doméstica não é tão recomendada, afinal, o corpo do roedor pode ainda não estar preparado para gerar filhotes. Além disso, uma gravidez tardia também representa risco de vida.

Se você quiser mais algumas dicas de cuidados de porquinho da índia, veja o vídeo do canal Quase Mineira.