Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Passo a passo para dar um novo visual à sua casa

Conheça formas simples de descobrir o ambiente da sua casa que precisa de reforma e saiba como fazê-la

É comum que, após morar por um período prolongado na mesma residência, você sinta vontade de alterar um pouco a decoração. Afinal, é sempre bom dar aquela renovada, não é? No entanto, muitas pessoas não sabem por onde começar e temem ter que realizar grandes reformas para obter um novo visual.

Essa reforma, no entanto, não precisa ser tão complexa. Contratar um serviço de pintura adequado, por exemplo, pode te ajudar a redefinir algumas configurações básicas da sua decoração, mas não paramos por aí. Mobília, quadros e acessórios também podem compor esse visual de modo natural e atraente.

Antes de sair por aí quebrando paredes e trocando o piso da sala, que tal identificar o que precisa, de fato, de melhorias? Para orientar você da melhor forma possível, separamos algumas dicas importantes.

Diagnóstico da casa

O primeiro passo é identificar o que precisa ser melhorado. Se possível, utilize uma planta do imóvel ou tire uma foto de cada cômodo e adicione uma nota para cada um deles. Não precisa pensar demais. A nota deve ser rápida, a primeira que vier à sua mente, sem ficar justificando se devemos ou não começar por ali. É necessário esse exercício porque ele possibilita uma reflexão sobre o que de fato incomoda. 

Depois de avaliar todos os cômodos, selecione os três que receberam as menores notas. O propósito disso é identificar qual espaço mais lhe desagrada e determinar suas prioridades.

A próxima questão é: qual desses cômodos você acha que, ao ser melhorado, aumentará sua satisfação com a casa como um todo? Seja sincero em relação a esse diagnóstico porque ele permite que você tenha uma real situação da sua casa e como se relacionar com ela.

Objetivo do ambiente

Agora que já foi identificado o que precisamos e o que gostaríamos de mudar, podemos colocar um objetivo nele. Vamos supor que na etapa de diagnóstico você tenha escolhido a sala como um dos ambientes que mais lhe incomoda, mas que, principalmente, irá mudar a forma como percebe sua casa e a relação com ela, melhorando a maneira como você se sente lá dentro.

Agora, precisamos identificar o que você gostaria de sentir ao estar na sala, ou seja, qual sensação aquele ambiente deve te proporcionar. Você quer que a sua sala seja mais moderna? Que ela seja mais aconchegante? Mais receptiva, mais tecnológica? Qual é a sensação que você tem ao estar lá dentro?

Para descobrir esse sentimento, a dica é completar a seguinte frase: “Eu queria que o meu ambiente fosse mais…”, e você pode complementar com termos como: receptivo, aconchegante, claro, organizado, iluminado, e por aí vai.

E como eu faço isso?

Vamos supor que as respostas tenham sido “Receptivo e Aconchegante”. Nesse cenário, você poderá analisar a troca do seu sofá e dos móveis, bem como mudar a cor das paredes para que você se sinta mais acolhido. 

Boas cores para serem escolhidas, nesse caso, são: verde, azul, lilás, amarelo branco e cinza. Lembrando que o segredo aqui é encontrar o tom e até mesmo a forma como iremos mesclar (caso seja necessário dois tons de azul, por exemplo).

Os móveis podem entrar complementando a sua decoração, principalmente se você está com tons neutros nas paredes, a cor do ambiente pode ser dada por eles. Almofadas coloridas, poltronas, quadros, plantas… 

Tudo isso pode ser essencial para renovar o ambiente em grande estilo. Não se esqueça de fazer o uso de tapetes, que podem compactar o ambiente, fazendo com que ele seja mais aconchegante e atingindo seu objetivo.

Por fim, caso haja alguma dúvida, você pode contar com a ajuda especializada de um arquiteto, profissional capacitado e estudado para organizar visualmente os ambientes, fazendo com que ele tenha tudo o que você precisa.