Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

O que escrever para o seu ‘Sobre mim’ em um currículo (com exemplos)

Curriculum sobre mim

Uma seção “Sobre mim” em um currículo pode causar uma primeira impressão duradoura em um potencial empregador. Semelhante a um resumo de currículo , é uma seção que informa ao gerente de contratação quem você é: suas qualificações, principais habilidades e experiência profissional. 

Aprender como escrever um resumo ‘Sobre mim’ em um currículo pode ser uma ótima maneira de destacar sua candidatura e informar ao gerente de contratação por que você é um bom candidato para a função.

Então, como você se apresenta em um currículo? Neste artigo, explicamos por que uma seção “Sobre mim” é tão importante, o que incluir nela e exemplos que você pode usar como orientação. 

Por que uma seção ‘Sobre mim’ é importante

A seção ‘Sobre mim’ em um currículo é uma breve biografia profissional, normalmente com algumas frases. Diz às pessoas quem você é, destacando suas habilidades e experiências mais relevantes.

Sua seção ‘Sobre mim’ deve chamar a atenção do gerente de contratação, retratando você como a pessoa mais adequada para a posição anunciada.

Algumas outras razões pelas quais é importante são:

  • Isso pode diferenciá-lo de outros candidatos. Um pequeno parágrafo introdutório pode destacar suas habilidades e realizações mais relevantes, mostrando potencialmente que você é a pessoa mais adequada para o trabalho.  
  • Ele fornece um resumo conciso. A seção ‘Sobre mim’ torna mais fácil para o leitor ver rapidamente se você seria adequado para a função, sem ter que ler todo o seu currículo. 
  • Oferece contexto. Um resumo ‘Sobre mim’  de sua experiência e habilidades fornece ao leitor algumas informações sobre quem você é como profissional. 

O que colocar em ‘Sobre mim’ em um currículo

Com o que foi dito acima em mente, você deve estar se perguntando: o que posso escrever na seção ‘Sobre mim’? Você não precisa colocar muito em seu ‘Sobre mim’, é apenas um rápido resumo de onde você está em sua carreira e as informações mais relevantes para a função anunciada. Aqui estão alguns dos principais componentes a serem incluídos na seção ‘Sobre mim’. 

Uma frase de abertura forte destacando os principais pontos fortes

A seção ‘Sobre mim’ deve começar com uma frase de abertura que chame a atenção do gerente de contratação, respondendo às principais necessidades da função anunciada.

Por exemplo, se a posição for para recepcionista, você deve começar com uma declaração que mostre que você pode preencher essa função. Seja específico sobre sua experiência e habilidades.

Em vez de escrever: sou uma recepcionista altamente experiente…

Escreva: Sou uma  recepcionista com diploma original reconhecido pelo MEC e 5 anos de experiência em finanças, com fortes habilidades em administração de escritório e atendimento ao cliente.

Habilidades e conquistas relevantes adaptadas ao cargo

Ao escrever a seção ‘Sobre mim’ em seu currículo, combine suas habilidades e qualificações com o anúncio de emprego.

Se o anúncio de emprego listar uma determinada habilidade como critério essencial ou um diploma como desejável, certifique-se de incluir esses detalhes. Isso tornará mais fácil para o gerente de contratação ver que você tem o básico sobre o que ele está pedindo.

Por exemplo, se o anúncio de emprego pede experiência em Adobe Photoshop, você deve incluí-lo em seu resumo:

Sou designer gráfico com 3 anos de experiência em agência e conhecimento avançado do software Adobe Creative Cloud, incluindo Photoshop.

Resultados específicos para demonstrar habilidades

Em vez de listar habilidades, se possível, inclua um resultado tangível que demonstre como você usou seus conhecimentos e habilidades no local de trabalho. Podem ser números que você alcançou, projetos que concluiu ou uma conquista notável em seu setor. 

Por exemplo:

Sou um especialista em SEO com 12 anos de experiência e um histórico de otimização de conteúdo bem-sucedida para mais de 50 clientes em toda a APAC.

Objetivos de carreira

Seus objetivos de carreira mostram ao gerente de contratação que você está alinhado com o objetivo e a visão geral da organização. Ao incluir uma aspiração de carreira na seção ‘Sobre mim’, você mostra que também se encaixa culturalmente.

Por exemplo, se um anúncio de emprego menciona oportunidades de progressão, o seu ‘Sobre mim’ pode incluir que o seu objetivo é ter uma posição de liderança na sua indústria.

Se a empresa para a qual você está se candidatando for uma pequena empresa, evite mencionar quaisquer objetivos de carreira relacionados a trabalhar no exterior ou liderar uma grande equipe. 

Por exemplo:

Sou analista de dados com 4 anos de experiência no setor de tecnologia de viagens. Tenho habilidades avançadas em Tableau e MySQL e pretendo aplicar meu conhecimento em uma grande organização global. 

O que fazer e o que não fazer ao escrever sua seção ‘Sobre mim’

Ao decidir o que escrever em ‘Sobre mim’ em seu currículo, existem algumas armadilhas que você deve evitar. Aqui está uma rápida visão geral do que fazer (e não fazer) para ajudá-lo a escrever uma seção ‘Sobre mim’ que atinja as notas certas. 

Dos:

  • Use verbos de ação fortes. Verbos de ação fortes como liderar, alcançar, traçar estratégias, criar são mais impactantes do que verbos como ajudar, apoiar, fazer, etc.
  • Concentre-se nas conquistas, não nos deveres. Digamos… liderando campanhas nacionais de sucesso em vez de  gerenciar projetos . Quantifique seus resultados com números ou exemplos específicos, se aplicável.
  • Adapte seu idioma à indústria. Use terminologia relevante para o trabalho e a empresa, se estiver familiarizado com ela. Evite o uso excessivo de jargões, no entanto.
  • Destaque habilidades transferíveis . Concentre-se nas habilidades interpessoais aplicáveis ​​à função, como fortes habilidades interpessoais e de gerenciamento de tempo . 
  • Revise. Certifique-se de que não haja erros de digitação ou gramaticais. Peça a um amigo ou familiar para revisar seu ‘Sobre mim’ para maior clareza e para verificar se há erros.

Não é:

  • Não use clichês. Frases como jogador de equipe , empreendedor e pensamento inovador  não dizem ao empregador nada de especial sobre você.
  • Não inclua informações pessoais irrelevantes. Não há muito espaço em um ‘Sobre mim’, então não há necessidade de incluir hobbies ( a menos que seja seu primeiro emprego ), qualidades pessoais que não estejam relacionadas ao trabalho ou quaisquer interesses/paixões fora do trabalho. 
  • Não exagere nas palavras-chave. O excesso de palavras-chave significa colocar muitas palavras e frases do anúncio em seu ‘Sobre mim’, o que não parece natural. 
  • Não pareça genérico. Evite declarações vagas como  aprendo rápido ou trabalho bem sob pressão , pois elas podem constar em sua carta de apresentação. Em vez disso, concentre-se em qualidades e habilidades únicas e específicas. 
  • Não minta ou exagere. Seja honesto sobre suas habilidades e experiência. 

Exemplos de ‘Conte-me sobre você’ que você pode adaptar para o seu currículo

Antes de escrever o seu ‘Sobre mim’, pode ser útil ver primeiro alguns exemplos, para lhe dar ideias sobre os tipos de habilidades que você deve incluir. Você pode usar esses exemplos de candidatura de emprego ‘Sobre mim’ como modelo para você, basta substituí-los por sua própria experiência, relevante para a função anunciada.

Um exemplo específico do setor de ‘Sobre mim’

Profissional talentoso com X experiência em [indústria], com especialização em [habilidade/experiência]. Experiência em [tarefa/responsabilidade específica] e capacidade comprovada de [realização/resultado]. Procurando [mudança de carreira que você deseja fazer].

Um exemplo de ‘Sobre mim’ para estudantes

Aluno [área de estudo] motivado e ansioso para iniciar um estágio/estágio em [setor/tipo de empresa]. Fortes habilidades básicas [habilidades específicas] e conhecimento de [área de conhecimento].

Exemplo de nível básico: Recém-formado em busca de uma função de marketing

Graduado em Belas Artes com conhecimento especializado em [área de estudo]. Proficiente em [habilidade relevante 1], [habilidade relevante 2] e [habilidade relevante 3]. Ansioso por aplicar meu conhecimento [de especialização] e alavancar minhas qualificações em uma função de marketing em uma agência líder [da cidade].

Meio de carreira: Gerente de projetos experiente em transição para um novo campo

Gerente de projetos com 8 anos de experiência buscando migrar para [novo campo]. Histórico comprovado liderando equipes de [número de membros da equipe]+, liderando projetos nacionais e liderando contas globais.

 Executivo: Líder C-level com histórico comprovado

Executivo sênior com mais de uma década de experiência liderando empresas ASX em diversas funções de diretoria. Histórico de impulsionar o crescimento de receitas multimilionárias para uma ampla gama de organizações e setores. Líder de equipes de gestão de alto desempenho e orador experiente em busca do meu próximo desafio. 

Dicas para personalizar sua seção ‘Sobre mim’

Depois de escolher um ‘Sobre mim’ em um exemplo de currículo como ponto de partida, você precisa torná-lo exclusivo para você e relevante para a função. Algumas maneiras de personalizar sua seção ‘Sobre mim’ incluem:

  • Pesquisar a empresa e adaptar seu ‘Sobre mim’ para alinhá-lo com seus objetivos e valores
  • Usando habilidades, experiência e palavras-chave específicas do anúncio de emprego 
  • Destacando por que você é apaixonado pelo setor e pela função

Também é importante revisar seu ‘Sobre mim’ (e o restante do seu currículo ) para garantir que esteja livre de erros e seja fácil de entender.

Para fornecer a melhor visão geral de quem você é e o que oferece aos potenciais empregadores, a seção “Sobre mim” deve resumir claramente sua experiência profissional, habilidades, qualificações e realizações relevantes. Uma seção “Sobre mim” bem escrita em seu currículo é uma ótima maneira de chamar a atenção de um gerente de contratação e mostrar por que você é a pessoa ideal para o trabalho.

Perguntas frequentes

O que devo escrever na seção ‘Sobre mim’ de um currículo?

Quer saber o que devo escrever sobre mim em um currículo?  Esta seção é um breve resumo de sua trajetória profissional, com detalhes como qualificações, experiência e conquistas, resumidos em duas ou três frases. 

Qual a importância da seção ‘Sobre mim’ em um currículo? 

A seção ‘Sobre mim’ é uma parte importante do seu currículo porque dá aos gerentes de contratação uma rápida visão geral de sua experiência profissional, sem que eles tenham que ler seu currículo detalhadamente. Ele fornece contexto sobre quem você é e o que pode oferecer à organização.

Qual é um bom exemplo de seção ‘Sobre mim’ em um currículo?

Um bom exemplo de seção ‘Sobre mim’ deve incluir sua identidade profissional (agente de atendimento ao cliente, designer, engenheiro, professor, etc.), seus anos de experiência, quaisquer habilidades ou realizações especiais e seu objetivo de carreira (se estiver alinhado com a função para a qual você está se candidatando). Isso poderia ser algo como:

Designer gráfico com diploma e  seis anos de experiência e especialização em design UX-UI. Altamente qualificado em design e funcionalidade de aplicativos para plataformas de e-commerce. Ansioso para dar o próximo passo em minha carreira, idealmente liderando projetos de design e branding em uma agência internacional. 

O que excluir da seção ‘Sobre mim’ de um currículo?

Algumas coisas que você deve excluir na seção ‘Sobre mim’ de um currículo podem ser:

  • Alinhamento religioso ou político
  • Hobbies ou interesses não relacionados ao trabalho
  • Detalhes irrelevantes – escolha o que é mais importante e deixe o resto para sua carta de apresentação e seções restantes do currículo

Sempre priorize as habilidades e a experiência que correspondem ao anúncio de emprego. Tente abordar o que o empregador procura e mencione apenas as habilidades e qualificações que sejam relevantes para essa função.

O que escrevo no ‘resumo de mim’ em um currículo?

Ao escrever um ‘resumo sobre mim’ em um currículo (também conhecido como seção ‘Sobre mim’), você deve incluir informações como:

  • seu cargo/profissão 
  • anos de experiência, 
  • habilidades mais relevantes
  • qualificações, 
  • quaisquer prêmios relevantes, e 
  • resultados que você alcançou. 

O resumo do currículo funciona como uma biografia profissional; resumo de sua experiência profissional, habilidades e realizações mais relevantes.

Maria Marcia Vieira
Estudou Letras - Português na instituição de ensino Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Pós Graduada na instituição de ensino Faculdade Verde Norte - FAVENORTE