O que é identidade visual e como construir uma para a sua marca? Confira qual a importância da identidade visual para uma empresa e quais as dicas para trabalhar a mesma em sua estratégia de marketing.
O que é identidade visual?
Identidade visual são os elementos que você usa para mostrar que tipo de empresa você quer ter, a qual é usada para influenciar a percepção do público sobre o seu negócio.
Por exemplo, se o cliente em potencial fizer uma visita ao seu perfil no Instagram e ver que está cheio de fotos dos bastidores de toda a diversão que está acontecendo em seu escritório, ele vai receber a mensagem de que sua empresa se preocupa com o bem-estar de seus funcionários. Se ele ler frases inspiradoras acompanhadas de imagens da natureza, entenderá que sua empresa valoriza o bem-estar das pessoas, além de se interessar pelo meio ambiente.
Como construir a identidade visual da sua marca
A boa notícia é que construir identidade visual da sua marca é fácil. Vamos dar uma olhada nesses métodos simples que você pode usar para influenciar a percepção do seu público sobre sua empresa:
1. Quem é seu público?
O primeiro passo para construir uma identidade visual de sucesso para sua marca é definir seu público-alvo. Se você não sabe com quem está falando, também não saberá o que dizer. Pense desta forma: quem deveria querer ser amigo da sua marca?
Faça a si mesmo perguntas específicas: qual é a idade, sexo, localização geográfica, nível de renda, estado civil, ocupação, nível educacional. Definir a origem étnica também pode ser útil para alguns produtos ou serviços.
2. O que você oferece?
Você também precisa entender o que faz seu público ideal funcionar. Por que eles deveriam comprar seus produtos? Qual é a necessidade que você satisfaz? Você oferece entretenimento ou conselhos?
Se você é um coach de vida, talvez seu cliente ideal seja uma mãe sobrecarregada que busca desesperadamente um pouco de senso e clareza sobre o futuro. Mas como você apresenta sua marca de uma maneira visual e amigável que mostra a eles que você pode resolver o problema deles? Como coach de vida, você pode dedicar uma seção do seu site a depoimentos de seus clientes satisfeitos. Certifique-se de incluir fotos para humanizá-los.
3. Como visualiza a personalidade do seu negócio?
Depois de entender quem é seu público e o que você pode oferecer a ele, a próxima pergunta é como fazê-lo. Como você apresenta sua personalidade visualmente? Em um mundo digital, muitas marcas são desafiadas a expressar sua personalidade quando não têm a capacidade de interagir cara a cara.
Antes, sua equipe de vendas ou atendimento ao cliente poderia ser o rosto humano da sua marca, mas agora a internet criou uma barreira. E essa barreira se torna ainda maior se o texto for seu único recurso para engajar seu público.
Portanto, pense em como você pode aproveitar as imagens em seu site para destacar os principais aspectos da personalidade de sua marca.
4. Como encontrar emoção para comover o público?
As emoções são um método seguro para alcançar seu público. Sua marca conta uma história capaz de fazer seus clientes sentirem algo? Conte a história de sua empresa de forma clara, com detalhes que podem despertar a simpatia.
5. Com que frequência você deve contar sua história?
Depois de desenvolver sua narrativa, você precisa repeti-la indefinidamente. Se você deseja ser reconhecido como uma marca líder, precisa criar a história perfeita e repeti-la várias vezes para todas as pessoas que desejam ouvi-lo.
6. Sua marca é guiada pela simplicidade?
Sua identidade visual não precisa ser complicada. O excesso de elementos pode confundir seu público. Para evitar o risco de ser chato ou esmagador, remova todos os elementos da sua identidade visual que não contribuem para a personalidade da sua marca.
A consistência é alcançada aplicando o mesmo filtro, o mesmo tamanho e a mesma fonte em todas as suas plataformas. Isso cria uma coesão que permite que seus clientes sempre ouçam a mesma história, independentemente de seguirem você no Facebook ou no Instagram. Clique e conheça o maior site para comprar seguidores Instagram e amplie ainda mais sua audiência.
7. É fácil entender sua mensagem?
Sua história e identidade visual não deve ser tão enigmática que seja necessário fazer pesquisas e mais pesquisas para entender a mensagem da sua marca.
Você tem que falar a linguagem das mídias sociais fluentemente. Para fins de sua identidade visual, é muito importante compartilhar com seu público o conteúdo adequado para cada plataforma.
Por exemplo, o Pinterest é um ótimo lugar para encontrar dicas úteis, truques e ideias. Você deve compartilhar imagens no Pinterest que sejam úteis para o seu público. A ideia é fazer com que eles os fixem em seus quadros para aumentar seu alcance, mas você também quer que eles cliquem nos links que levam à sua página.
8. Como você mostra sua identidade visual nas redes sociais?
Aproveite a oportunidade que as redes sociais oferecem para você mostrar seu rosto humano para seus amigos, seguidores e clientes. Use cada centímetro de terreno disponível para aprimorar sua personalidade.
9. Você está usando a fonte correta?
As palavras podem não fazer parte da identidade visual, mas a tipografia sim. As fontes ajudam você a expressar seu personagem. A fonte que você selecionar vai me dizer muito sobre sua marca, fontes simples como a Arial são clássicas e funcionam muito bem.
10. Você está usando as cores corretas?
As cores são tudo em termos de identidade visual. Cada cor tem suas implicações psicológicas.
A sugestão é que você se limite a no máximo duas cores para a identidade visual do seu logo, seja do seu site ou do seu cartão corporativo. Suas fotos de mídia social podem ter mais de duas cores, mas você pode aplicar o mesmo filtro para obter consistência. Harmonize sua marca com a paleta de cores mais adequada.
11. Você já pensou em preto e branco?
Não importa quais cores você escolher para sua identidade visual, você sempre precisará considerar como seus elementos estilísticos ficam em preto e branco. Se eles não ficam bem na impressão, eles provavelmente não são os melhores elementos de design estático.
Essa lógica também se aplica ao seu logotipo: pense em como sua identidade visual ficará impressa em uma fatura. Você ainda é fiel à sua imagem?!
12. Modelo para imagens
É útil ter um modelo para suas imagens. Isso ajuda você a ser consistente. Decida que tipo de imagens você gostaria de usar em seu blog ou em suas redes sociais. Considere também o tamanho perfeito, quais filtros aplicar, a localização dos textos de sobreposição e a tipografia. Crie um modelo padrão e disponibilize-o para sua equipe.
13. É fácil gostar da sua marca?
A identidade visual da sua marca deve comunicar que você é acessível. Seu público deve sentir uma conexão com você. A melhor estratégia para fazer o público simpatizar com você é ser transparente. Quanto mais honesto e natural você for, mais autêntico se tornará e mais facilmente as pessoas se identificarão com a sua marca.
14. A importância do vídeo
O vídeo é uma ótima maneira de forjar a identidade visual da sua marca. O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo. Isso ocorre porque os vídeos não apenas nos divertem, mas também nos ajudam a entender um produto ou serviço.
Portanto, realize a publicação desse tipo de conteúdo nos perfis de redes sociais e sites de sua empresa. Procure produzir vídeos criativos, mas não deixe de exibir o logotipo de sua marca, mesmo que no uniforme de um funcionário, acessórios, etc.