Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Culinária caipira: o que não pode faltar numa festa junina típica?

Culinária caipira: o que não pode faltar numa festa junina típica?

Com esses elementos, sua festa junina estará repleta de sabores e diversão autênticos, que garantem uma celebração deliciosa e memorável

Quando o mês de junho se aproxima, a maioria dos brasileiros vai à loucura, pois ama uma boa festa junina, não é mesmo? Essa é uma daquelas tradicionais celebrações vibrantes, marcada por músicas animadas, danças típicas e, claro, culinária irresistível.

Não tem como falar de festa junina, sem mencionar a melhor essência dela — os sabores autênticos da culinária caipira, como aquele delicioso bolo de fubá acompanhado de um quentinho e saboroso café Três Corações direto da fábrica. Seja em festivais de rua, seja em uma comemoração em família, reúna todos os elementos que tornam qualquer arraial inesquecível.

Decore o ambiente para garantir o clima típico de uma festa junina

Além dos quitutes típicos de uma festa junina autêntica, a decoração do ambiente é fundamental para criar uma atmosfera festiva e alegre, transformando o espaço em um verdadeiro arraial da roça. Para isso, não podem faltar: 

  • as bandeirinhas coloridas;
  • a fogueira, já que é o coração da festa junina;
  • uma fogueira artificial feita com papel celofane, lâmpadas de LED e madeira falsa para quem não pode fazer uma real; 
  • as barracas de comidas;
  • as tendas de jogos, pois são essenciais para uma experiência junina completa;
  • a música caipira com os clássicos do sertanejo e do forró;
  • a tradicional dança conhecida como quadrilha.

Decorações juninas adicionais

Agora, se deseja mergulhar fundo na tradição caipira e deixar a sua festa com mais aparência caipira, alguns detalhes adicionais vão criar um ambiente junino autêntico e festivo, proporcionando uma experiência inesquecível para todos os seus convidados. São elas:

  • a decoração da mesa com toalhas de chita, enfeites de palha e cestas rústicas; 
  • as panelas de barro e os pratos de madeira são excelentes opções para servir as comidas;
  • os espantalhos feitos com roupas velhas e palha podem ser espalhados pelo ambiente, dando um toque rural;
  • os balões de papel coloridos, pendurados pelo espaço, trazem um charme extra;
  • os trajes típicos juninos, como vestidos de chita, chapéus de palha e camisas em estampa xadrez;
  • as luzes pisca-pisca e as lanternas contornam a área da festa e destacam pontos como a fogueira e as barracas.

Pratos típicos de festa junina 

O que torna o evento um dos festivais mais aguardados são, com toda certeza, os deliciosos pratos servidos nessa época e, é claro, as danças e as músicas que proporcionam muita animação aos convidados. Dessa forma, em todo e bom arraial, não esqueça de servir:

Pamonha

Pode ser doce ou salgada, e muitas vezes com queijo ou linguiça. A pamonha é um clássico das festas juninas, feita com milho-verde ralado, leite, açúcar e sal. Para manter a tradição, a dica é cozinhar as pamonhas em folhas de milho. 

Canjica

A canjica é outro prato indispensável, preparado com milho-branco, leite, coco, açúcar e canela. Ah, não dá para resistir quando servida quentinha, polvilhada com canela.

Milho-cozido

Simples e delicioso, o milho-cozido é presença garantida. Para assegurar o melhor sabor, escolha espigas bem novas e frescas.

Quentão

O quentão é uma bebida típica dessa época, ele é feito com cachaça, gengibre, açúcar, cravo e canela. Todos os ingredientes são fervidos juntos, e a bebida é servida quente, tornando-a ideal para aquecer as frias noites juninas.

Bolo de fubá

Feito com fubá, leite, ovos e açúcar, ele pode ganhar um toque especial com erva-doce ou queijo. O bolo de fubá é um clássico que não pode faltar e combina superbem com aquele delicioso cafezinho.

Portanto, para preparar uma autêntica culinária caipira, providencie ingredientes frescos, já que eles fazem toda a diferença no sabor e na textura das receitas.