Conheça 4 dicas de técnicas que podem aprimorar sua maneira de estudar

Estudar

O processo de aprendizado é uma jornada repleta de desafios e conquistas. Em busca do conhecimento e do desenvolvimento pessoal, é fundamental contar com boas técnicas de estudo para otimizar esse percurso e alcançar os objetivos desejados. Seja na busca por sucesso acadêmico, aprimoramento profissional ou mesmo autodescoberta, investir em métodos eficazes de estudo é um passo crucial.

O mundo está mudando, as tecnologias desempenham, hoje, um papel fundamental na sociedade. Basta ver que novas profissões e novos mercados surgiram atuando de forma totalmente online. Setores, que antes eram vistos como secundários, ocupam hoje um espaço considerável no mercado. Por exemplo, o segmento de jogos de aposta cresceu muito, capitaneado por empresas como a netbet brasil. Além desse segmento, o e-commerce e os marketplaces também emergiram da pandemia muito fortes.

Com um mercado de trabalho tão diversificado e tecnológico, é natural que as formas de estudar não sejam mais as mesmas de outrora. Por isso, nesse artigo nós iremos dar algumas dicas de estudo para quem quer se aprimorar ainda mais e alcançar resultados maiores.

1 – Utilize mapas mentais

Os mapas mentais são uma técnica de estudo poderosa que ajuda a organizar informações de forma visual e intuitiva. Criados a partir de um núcleo central, geralmente representado por uma palavra-chave ou imagem, os mapas mentais expandem-se em ramos conectados que representam os tópicos, subtemas e detalhes relevantes de um determinado assunto.

Ao criar um mapa mental, o estudante pode visualizar a estrutura hierárquica do conhecimento, identificando os relacionamentos entre os diferentes elementos. Isso não apenas facilita a compreensão global de um tópico, mas também ajuda na memorização, pois a mente associa o conteúdo com imagens visuais e conexões lógicas.

2 – Técnicas mnemônicas

As táticas mnemônicas de estudo são estratégias que auxiliam na memorização e na retenção de informações por meio da criação de associações, imagens vívidas e padrões mnemônicos. Elas são particularmente úteis para lembrar informações complexas, listas, sequências e detalhes específicos. Essas técnicas exploram a capacidade do cérebro de lembrar informações com base em conexões e associações significativas.

3 – EPL2R

A técnica de estudo EPL2R é um método eficaz para melhorar a compreensão, a retenção e a aplicação de informações provenientes de materiais de leitura, como livros, artigos e documentos acadêmicos. EPL2R é um acrônimo que representa as etapas desse processo: Examinar, Perguntar, Ler, Recitar, Revisar e Refletir.

Funciona assim: primeiro você explora o conteúdo a ser estudado, lendo livros ou assistindo videoaulas, por exemplo. Depois, liste perguntas sobre o conteúdo. Em seguida, volte a ler o conteúdo, buscando respostas para os questionamentos levantados.

4 – Flashcards

Os flashcards são uma técnica de estudo amplamente reconhecida e eficaz para aprimorar a memorização e a retenção de informações. Essa abordagem utiliza cartões pequenos, nos quais um lado contém uma pergunta, imagem ou termo, e o outro lado apresenta a resposta correspondente. Os flashcards podem ser físicos ou digitais, e eles são especialmente úteis para aprender vocabulário, definições, fórmulas, conceitos-chave e fatos importantes.