Você não precisa sair de casa para tomar aquele café com gostinho de cafeteria dos filmes
O café é uma bebida que já faz parte da rotina dos brasileiros. É raro encontrar alguém que não goste de um bom pingado ou de um cafezinho com toque gourmet, o que varia bastante. Contudo, o que gera uma longa discussão é a questão de colocar ou não o açúcar.
Uma dúvida bastante comum é: será que você pode tomar um café de qualidade, digno de uma cafeteria famosa, no conforto da sua casa e preparado por você mesmo?
A resposta é sim! E uma cafeteira elétrica pode te ajudar nessa missão, assim como outros cuidados ao longo do preparo. Confira as dicas!
Escolha os melhores grãos
A escolha dos grãos define a qualidade do café, então, antes de comprar, é válido dar uma boa lida na embalagem e pesquisar pelas melhores marcas. Também é indicado saber o que se espera da bebida: algo mais doce, mais amargo, com notas de cacau, caramelo ou frutas.
Comprar café em grão também é mais interessante, porque moer na hora traz diferenças no aroma e no sabor. Sem contar que pode escolher a moagem que melhor se adapta ao que você espera da bebida.
Selecione bons instrumentos de preparo
Os equipamentos usados no preparo do café também fazem a diferença e podem entregar uma bebida com menor qualidade. O ideal é selecionar os melhores, como chaleiras tipo pescoço de ganso, balanças para determinar a quantidade certa de pó ou grãos e um bom moedor.
Além disso, o equipamento de extração não pode ser esquecido. Vale desde o clássico coador até a moka, a prensa francesa e a clássica máquina de expresso. O essencial é se sentir seguro na hora de fazer seu café preferido.
Preste atenção à moagem
Quem compra o café já moído experimenta sempre a mesma moagem, mas, como dito na primeira dica, apostar no grão pode te trazer uma experiência diferente. Assim, é válido se permitir e conhecer novas moagens.
Para isso, basta ter em casa um moedor de café manual ou elétrico e testar as variações. Pode ter certeza de que o cheiro do café moído na hora vai te deixar com muita vontade de tomar a bebida e até de experimentar o pó puro.
Armazene corretamente após aberto
Quando for comprar o café, o pó ou o grão, prefira as embalagens a vácuo. Elas mantêm os aromas e garantem mais qualidade para a bebida. Após aberto, guarde na própria embalagem e, se possível, opte também por uma lata ou pote hermético, mas a parte plástica do café precisa estar bem fechadinha.
Vale lembrar que, após aberto, esse café deve ser consumido em no máximo três semanas. A partir desse período, ele começa a perder os aromas e se torna uma bebida pouco aromática — ou seja, perde aquela qualidade encontrada nos cafés das cafeterias.
Atente-se à temperatura da água
Você sabia que a temperatura da água faz diferença no preparo do café ideal? Ninguém gosta de café frio, mas se a água não estiver entre 92 e 96°C, a extração do café não acontece da forma correta e você perde no sabor. Mesmo sendo um grão ou pó de alta qualidade, esse pequeno erro já muda tudo.
A temperatura mais alta gera um sabor mais intenso, já um pouco mais baixa, perto dos 92°C é ideal para quem gosta de um sabor mais frutado na bebida.
Saiba o que combina com esse café
O café é ruim ou você está errando nas combinações na hora de servir? Há aqueles que ficam ótimos com leite ou chantilly, enquanto outros são ideais para tomar puro. Sem contar que os alimentos que acompanham seu café podem interferir na experiência.
Você é um apreciador da bebida? Tome um gole de água, para limpar o paladar, e então experimente o café. Depois, escolha alimentos que possam acompanhar a bebida, sem interferir tanto no sabor, como torradas, um bolo ou um bom pão com manteiga.