Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Como as Embalagens Evoluíram para Atender às Expectativas do Mercado?

As embalagens foram evoluindo ao longo dos anos e nos últimos milênios houve desde as primeiras, feitas com argilas, até as mais atuais, fabricadas a partir de plásticos sustentáveis.

A verdade é que as embalagens são algo fundamental em nossas vidas, já que tudo que nós consumimos, ou quase tudo, vêm dentro delas e além disso, ainda embalamos nossas compras em embrulhos ou sacolas para transportá-las.

Pensando na importância das embalagens e em sua evolução ao longo dos anos, resolvemos trazer este conteúdo explicando como elas foram mudando para atender às expectativas do mercado. Quer saber tudo sobre o tema? Vamos lá!

As embalagens desde a sua invenção até os dias atuais

Quando surgiram, há milhares de anos, as embalagens eram extremamente simples, mas à medida que o mercado de consumidores aumentava e os processos evoluíam, isso mudou.

Cada vez novos materiais foram surgindo e sendo utilizados como embalagens, deixando de lado as famosas argilas, passando pelas madeiras, vidros e os plásticos.

Porém, de um tempo para cá, houve uma mudança na forma dos consumidores enxergarem as embalagens, em especial quando falamos sobre aquelas de plástico.

Se antes elas eram vistas somente como algo para se levar para casa, com o tempo as embalagens tornaram-se uma verdadeira identidade de todas as marcas.

Elas ganharam então um aspecto mais estratégico e funcional, sendo extremamente valorizadas por quem vende e quem compra um determinado item.

E esse impacto independe do segmento ou do tipo de produto, o fato é que as embalagens, de maneira geral, trazem uma maior modernidade e mais sofisticação.

É só observar como elas são extremamente coloridas, há algumas colecionáveis, produzidas a partir de materiais diversos, ou seja, tudo é uma adaptação das marcas ao mercado.

As embalagens sustentáveis são o futuro e adequam-se ao mercado

E não dá para falar sobre a evolução das embalagens sem citar a questão da sustentabilidade.

É quase impossível não notar essa adaptação da indústria ao mercado em relação aos materiais recicláveis, biodegradáveis e sustentáveis.

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a questão ambiental e as empresas têm que ter isso em mente para que possam adequar à sua realidade ao que os clientes desejam ver.

Assim, hoje não há mais uma preocupação das empresas apenas com a questão do lucro, mas também com a proteção do planeta e do meio ambiente.

Sobre isso, o mais comum é ver as embalagens plásticas sendo produzidas com opções mais sustentáveis, como é o caso dos biodegradáveis.

Isso porque o plástico, de maneira geral, é um tipo de material fundamental na proteção de um item ao longo da logística, seja contra umidade, contra água ou qualquer outro elemento.

Além do mais, o plástico é um tipo de material extremamente flexível, então você pode usá-lo para produzir itens mais rígidos, ou que sejam mais flexíveis para adaptar-se ao produto que embala, como os ovos.

E com essa preocupação com a questão do meio ambiente, as embalagens plásticas não podem ser mais somente algo descartável, pelo contrário.

Portanto, as empresas já fabricam embalagens deste material que possam ser recicladas em outros produtos ou mesmo que sejam biodegradadas rapidamente sem atingir o meio ambiente.

Conclusão

Como você pode ver aqui, ao longo dos anos as embalagens foram evoluindo cada vez mais como uma forma de atender ao que os consumidores desejam.

Neste texto, mostramos como elas saíram de algo usado simplesmente para proteger um produto até uma identidade das marcas, e hoje um motivo de preocupação com a questão da sustentabilidade pelos clientes.

O que achou do conteúdo de hoje sobre como as embalagens evoluíram para atender às expectativas do mercado?